
São Paulo — InkDesign News — A Amazon Web Services (AWS) encerrou oficialmente o RoboMaker, uma plataforma de simulação baseada em nuvem para robótica, lançada em 2018 e que não conseguiu ganhar tração no mercado. A decisão marca o fim de um serviço considerado desde o início inadequado às necessidades da indústria.
Tecnologia aplicada
O RoboMaker foi desenvolvido para oferecer simulação em nuvem em larga escala, utilizando o motor de física Gazebo como base. O sistema permitiu a criação de milhares de ambientes aleatórios e a geração de métricas de desempenho, permitindo que desenvolvedores testassem robôs em cenários variados. “Quando a AWS decide aposentar um serviço ou recurso, geralmente é porque suas capacidades são melhor atendidas por soluções mais novas da AWS ou ofertas de parceiros que atendem melhor às necessidades dos clientes”, afirmou um porta-voz da empresa.
Desenvolvimento e testes
A valoração do desempenho do RoboMaker era feita com base em métricas de sucesso em cenários complexos. Apesar de ter atendido bem empresas como a iRobot, que buscavam uma maneira escalável de simular robôs em diferentes ambientes, muitos desenvolvedores de robótica não encontraram valor na necessidade de simular milhares de cenários. “A maioria das empresas não precisa simular milhares de ambientes diferentes; elas apenas precisam de alguns”, destacou uma fonte anônima.
Impacto e aplicações
A transição para o AWS Batch é recomendada como alternativa ao RoboMaker, uma vez que este novo serviço permite o suporte a múltiplos contêineres em um único trabalho. “Isso elimina a necessidade de contêineres monolíticos e permite componentes de simulação separados, tornando-o ideal para testes de sistemas autônomos”, informou a AWS. Este serviço promete maior controle de custos e melhor integração com outros serviços da AWS, abrangendo uma variedade de cargas de trabalho. A decisão de interromper o RoboMaker reflete um aprendizado comum na robótica: soluções adaptadas a uma empresa podem não ter escalabilidade para o mercado em geral.
O encerramento do RoboMaker levanta questões sobre as estratégias futuras para a AWS, especialmente em um campo tão fragmentado como o da robótica, onde a abordagem de experimentação precisa ser acompanhada por uma compreensão profunda das necessidades do mercado.
Fonte: (The Robot Report – Robótica & Automação)