- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Segurança Cibernética

AWS afirma que cultura de segurança pode ser ensinada

- Publicidade -
- Publicidade -

São Paulo — InkDesign News — A segurança cibernética nas organizações requer uma cultura robusta, além de frameworks e estruturas executivas. A nova CISO da Amazon Web Services, Amy Herzog, enfatiza a necessidade de uma filosofia de segurança integrada à cultura organizacional.

Vetor de ataque

Herzog destaca que os ataques não ocorrem apenas em níveis técnicos, mas também em como as equipes lidam com a segurança. Um vetor comum observado em brechas de segurança é o phishing, que compromete credenciais de usuários e permite movimentos laterais dentro das redes corporativas. Essa técnica é frequentemente utilizada para explorar falhas existentes em softwares, como as listadas em CVE.

Impacto e resposta

A consequência direta de uma cultura de segurança deficiente é a elevação das taxas de incidentes cibernéticos, que podem resultar em perda de dados e danos à reputação. Herzog observa que “a filosofia correta de segurança em toda a organização é fundamental” (“the right security philosophy throughout the organization is key”). A resposta a esses incidentes precisa ser imediata e estruturada, envolvendo a atualização de políticas de segurança e treinamentos regulares para os funcionários.

“É vital que todos na organização se responsabilizem pela segurança”
(“It is vital that everyone in the organization takes responsibility for security”)

— Amy Herzog, CISO, Amazon Web Services

Análise e recomendações

Para mitigar riscos, é recomendado que as empresas realizem auditorias frequentes de segurança e adotem práticas de conscientização para os usuários. A implementação de tecnologias de detecção de intrusões (IDS) e a adoção de uma abordagem de segurança em defesa em profundidade podem ajudar a fechar brechas que são frequentemente exploradas por atacantes. Além disso, é essencial promover um ambiente onde a segurança cibernética seja vista como uma responsabilidade compartilhada.

Conforme a cultura de segurança continua a evoluir, as organizações devem estar preparadas para se adaptar e enfrentar novos desafios em cibersegurança. Espera-se que a integração de uma filosofia de segurança robusta não apenas melhore a resiliência contra ataques, mas também promova um ambiente de trabalho mais seguro.

Fonte: (Dark Reading – Segurança Cibernética)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!