Atacama Desert força rádio telescópio a entrar em modo de sobrevivência

Atacama Desert, Chile — InkDesign News — Um raro episódio de neve interrompeu as operações do Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA), uma das mais proeminentes redes de telescópios do mundo. O evento climático ocorreu na última quinta-feira, dia 26 de junho, e é potencialmente indicativo de mudanças climáticas que podem resultar em eventos meteorológicos extremos mais frequentes na região.
Detalhes da missão
O ALMA, situado a uma altitude de 2.900 metros, experimentou uma paralisação em suas operações científicas devido à neve, que não era registrada no acampamento base há mais de uma década. O fenômeno aconteceu no contexto de incertezas atmosféricas que afetaram o norte do Chile, conforme apontado pela Diretoria Meteorológica Chilena.
Tecnologia e objetivos
O ALMA é composto por 66 antenas de alta precisão, com o objetivo de observar fenômenos astrofísicos a longas distâncias. Durante a recente tempestade de neve, as temperaturas caíram para 10 graus Fahrenheit (aproximadamente -12 graus Celsius) com sensação térmica de -18 graus Fahrenheit (-28 graus Celsius). Como parte de seu protocolo de segurança, todas as antenas foram reorientadas contra o vento, de modo a minimizar danos provenientes do acúmulo de neve. “Uma vez que a tempestade passe, equipes de remoção de neve serão imediatamente ativadas para inspecionar visualmente cada antena antes de reiniciar as observações”, disseram representantes do ALMA.
Próximos passos
Os cientistas do ALMA estão atentos ao impacto das mudanças climáticas nas operações do telescópio. O climatologista Raúl Cordero expressou preocupações sobre a crescente frequência de tais eventos e afirmou: “Modelos climáticos preveem um aumento na precipitação mesmo em regiões hiperáridas como esta.” Cientistas continuarão a monitorar essas condições para adaptar as operações do telescópio à nova realidade climática.
“Não houve registro de queda de neve no acampamento base por mais de 10 anos. Não neva todos os dias no ALMA!”
(“There hasn’t been a record of snowfall at the base camp for over 10 years. It doesn’t snow every day at ALMA!”)— Representantes do ALMA
O impacto desta ocorrência na exploração astronômica e o entendimento dos fenômenos do universo é significativo. Com eventos climáticos sem precedentes nesta região, a capacidade do ALMA de continuar suas investigações torna-se uma prioridade cada vez mais relevante na pesquisa científica.
Fonte: (Space.com – Space & Exploração)