- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Space & Exploração

Astrônomos descobrem fóssil cósmico na borda do sistema solar

- Publicidade -
- Publicidade -

São Paulo — InkDesign News — Astrônomos descobriram um novo corpo solar massivo, denominado 2023 KQ14 e apelidado de “Ammonite”, além da órbita de Plutão, cuja trajetória elongada sugere que, se “Planeta Nove” existir, está mais distante do Sol do que se pensava.

Detalhes da missão

O objeto 2023 KQ14 foi observado pela primeira vez em um campo amplo do Telescópio Subaru, localizado no vulcão Mauna Kea, no Havai, com dados coletados em março, maio e agosto de 2023. A confirmação ocorreu em julho de 2024, utilizando o Telescópio Canadá-França-Havai. A carga útil do projeto FOSSIL, da equipe que fez a descoberta, incluía a análise da órbita de 2023 KQ14, revelando que sua trajetória não se alinha com outros sednoides conhecidos, indicando uma complexidade maior na região externa do sistema solar.

Tecnologia e objetivos

A equipe utilizou o Telescópio Subaru, um dos únicos telescópios da Terra capaz de realizar descobertas como a de 2023 KQ14, juntamente com simulações numéricas em um cluster de computadores operado pelo Observatório Astronômico Nacional do Japão. “O fato de que a atual órbita de 2023 KQ14 não se alinha com as de outros três sednoides reduz a probabilidade da hipótese do Planeta Nove”, disse Yukun Huang, líder da equipe.

“É possível que um planeta tenha existido no sistema solar, mas foi posteriormente ejetado, causando as órbitas incomuns que vemos hoje.”
(“It is possible that a planet once existed in the solar system but was later ejected, causing the unusual orbits we see today.”)

— Yukun Huang, Líder da Equipe, Observatório Astronômico Nacional do Japão

Próximos passos

A equipe de pesquisa está focada em investigar a evolução orbital e as propriedades físicas de objetos distantes e únicos como 2023 KQ14. Fumi Yoshida, cientista planetário, destaca a importância de entender a história completa do sistema solar, afirmando:

“Compreender a evolução orbital e as propriedades físicas desses objetos distantes é crucial para entender toda a história do sistema solar.”
(“Understanding the orbital evolution and physical properties of these unique, distant objects is crucial for comprehending the full history of the solar system.”)

— Fumi Yoshida, Cientista Planetário

O grupo espera que novas descobertas possam iluminar ainda mais a complexidade do sistema solar, com planos de continuar suas investigações nos próximos anos, colaborando com diversas instituições de pesquisa.

A descoberta de 2023 KQ14 não apenas amplia o conhecimento sobre os corpos celestes que habitam os confins do nosso sistema solar, mas também impacta as teorias atuais sobre sua formação e a possível existência de Planetas Nove.

Fonte: (Space.com – Space & Exploração)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!