Astronautas da NASA na ISS realizam experimentos e novas descobertas

São Paulo — InkDesign News — A missão Ax-4 da Axiom Space, composta por quatro astronautas, está em sua reta final, realizando mais de 60 experimentos científicos a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS), desde o dia 26 de junho.
Detalhes da missão
A equipe da Ax-4, com o comandante Peggy Whitson, o piloto Shubhanshu “Shux” Shukla, e os especialistas de missão Sławosz “Suave” Uznański-Wiśniewski e Tibor Kapu, está agendada para permanecer a bordo da ISS por cerca de duas semanas. A missão, que começou com o lançamento a partir do Cabo Canaveral em 25 de junho, está prevista para retornar entre 10 de julho e 15 de julho, dependendo das condições meteorológicas no local de splashdown no Oceano Pacífico.
Tecnologia e objetivos
Os astronautas estão utilizando um conjunto diversificado de instrumentos para suas atividades científicas. Entre as inovações, destaca-se o uso de um dispositivo de interface de ondas cerebrais, permitindo o controle de máquinas com a mente, uma primeira tentativa desse tipo em microgravidade. “Este experimento é fundamental para o desenvolvimento de novas tecnologias que podem ser úteis para a exploração espacial futura,” afirmou Sławosz Uznański.
“Esse experimento é o primeiro de seu tipo realizado no espaço.”
(“This experiment is the first of its kind conducted in space.”)— Sławosz Uznański-Wiśniewski, Especialista de Missão, Axiom Space
Além disso, Tibor Kapu está conduzindo uma demonstração tecnológica usando um dosímetros para monitoramento contínuo da exposição a radiação, enquanto Shubhanshu “Shux” Shukla investiga os efeitos da microgravidade na biologia de microalgas.
Próximos passos
Com o término da missão se aproximando, é esperado que a equipe finalize seus experimentos e participe de eventos de divulgação científica. A colaboração internacional está em destaque, com contribuições provenientes de 31 países. “Estou muito orgulhoso que a ISRO (Organização Indiana de Pesquisa Espacial) conseguiu colaborar com instituições nacionais em todo o país,” comentou Shux.
“Nós conseguimos realizar pesquisas fantásticas.”
(“They came up with some fantastic research.”)— Shubhanshu Shukla, Piloto, Axiom Space
O sucesso da missão Ax-4 não apenas avança o conhecimento científico, mas também fortalece as parcerias internacionais em explorações futuras no espaço. A missão representa um passo significativo em direção a um futuro colaborativo na exploração espacial, ampliando as fronteiras do conhecimento humano.
Fonte: (Space.com – Space & Exploração)