
São Paulo — InkDesign News — Em abril de 2025, o astrofotógrafo Ronald Brecher registrou uma impressionante imagem da Galáxia Girassol (Messier 63) a partir de seu observatório no quintal, localizado na cidade de Guelph, na província de Ontário, Canadá.
Detalhes da missão
Brecher capturou a imagem da Galáxia Girassol entre os dias 17 e 28 de abril de 2025, em um período marcado por condições climáticas desafiadoras. Utilizando um telescópio Celestron 14″ EDGE HD, ele gerou mais de 13 horas de exposição, através de 158 capturas com filtros de vermelho, verde, azul e hidrogênio-alfa.
Tecnologia e objetivos
A imagem revela a estrutura espiral da M63, caracterizada por suas braças azuladas e um núcleo brilhante. Este padrão é semelhante a um girassol cósmico, refletindo a intensa atividade estelar na galáxia. Brecher comentou sobre as dificuldades enfrentadas diante do mau tempo, afirmando:
“O mau tempo dificultou a captura de imagens recentemente. Consegui obter mais de 13 horas na M63 apesar das nuvens e da lua.”
(“Poor weather has made imaging a little challenging lately. I was able to get more than 13 hours on M63 in spite of clouds and the moon.”)— Ronald Brecher, Astrofotógrafo
Próximos passos
A Galáxia Girassol, localizada a aproximadamente 27 milhões de anos-luz da Terra, pode ser visualizada como uma leve mancha de luz em telescópios menores, especialmente no mês de maio, que é considerado o melhor período para observação. Para localizar M63, os astrônomos amadores podem se guiar pelas estrelas brilhantes Arcturus da constelação Boötes e Dubhe, que forma a parte superior da asterismo do Grande Carro. A Galáxia pode ser encontrada a meio caminho entre essas duas estrelas. Segundo Brecher, o uso de um aplicativo de observação pode auxiliar na localização dessas estrelas e, consequentemente, da galáxia.
Essa nova imagem não apenas destaca a beleza do cosmos, mas também contribui significativamente para o avanço no entendimento da formação e estrutura das galáxias espirais, reforçando o papel vital da astrofotografia no aprimoramento do conhecimento humano sobre o universo.
Fonte: (Space.com – Space & Exploração)