
São Paulo — InkDesign News — A rede de atacarejo Assaí anunciou nesta quinta-feira (2024) que revisou pela metade sua previsão de abertura de novas lojas para 2026, reduzindo de 20 para 10 unidades, enquanto reportou lucro líquido de R$117 milhões no primeiro trimestre, representando crescimento de 95% em relação ao mesmo período do ano anterior, em um contexto marcado por inflação alta e juros elevados.
Panorama econômico
O cenário econômico atual no Brasil ainda é fortemente influenciado pela elevada inflação alimentar e pelas políticas monetárias restritivas adotadas para conter a alta dos preços, com taxas de juros em patamares elevados. Globalmente, a economia enfrenta problemas estruturais que afetam o consumo e o poder aquisitivo das famílias, impactando setores como o varejo alimentar. Neste contexto, o Assaí optou por manter a disciplina financeira, reduzindo suas ambições de expansão no médio prazo.
Indicadores e análises
No primeiro trimestre de 2024, o Assaí registrou um lucro líquido de R$117 milhões, um avanço de 95% em relação ao 1º trimestre de 2023. O Ebitda ajustado atingiu R$1,37 bilhão, crescendo 12,7% na comparação anual, com a margem subindo de 7,1% para 7,4%. A receita líquida foi de R$18,6 bilhões, alta de 7,7%, enquanto as vendas mesmas lojas cresceram 5,5%. A margem bruta, por sua vez, teve expansão de 0,3 ponto percentual, alcançando 16,5% no período.
A redução na projeção de abertura de lojas para 2026, que passou de 20 para 10 unidades, faz parte da estratégia de “continuidade na disciplina financeira e foco na redução da alavancagem”. A relação entre dívida líquida e Ebitda ajustado, indicador de alavancagem financeira, melhorou, caindo de 3,75 vezes para 3,15 vezes no último ano.
“Essa decisão reflete um posicionamento responsável frente às condições de mercado, sem comprometer a sustentabilidade do negócio no médio e longo prazo”
(“This decision reflects a responsible stance given market conditions, without compromising the sustainability of the business in the medium and long term”)— Assaí Atacadista, Fato Relevante
Impactos e previsões
O Assaí atribui o crescimento das vendas “mesmas lojas” ao elevado patamar de inflação alimentar, mas alerta que o desempenho ainda é inferior à inflação devido ao trade down no consumo, provocado pela redução do poder de compra, alto endividamento das famílias e aumento das taxas de juros. O cenário restritivo tende a moldar as estratégias futuras do setor, com concorrentes, como o Carrefour Brasil, indicando que processos estratégicos, como deslistagem e fechamento de capital, podem impulsionar a expansão a partir de 2026.
“Vale ressaltar que o patamar de crescimento ‘mesmas lojas’ ainda é inferior à inflação alimentar pelo trade down de consumo, devido à redução no poder de compra da população, afetado pelo alto endividamento, pela continuidade na elevação das taxas de juros e novos hábitos”
(“It is worth noting that the level of same-store sales growth is still below food inflation due to consumption trade down, caused by reduced purchasing power of the population, affected by high indebtedness, ongoing interest rate increases, and new habits”)— Assaí Atacadista, Relatório de Resultados 1T24
Com a estratégia atual, o Assaí busca garantir sustentabilidade financeira e posicionamento competitivo em um mercado com desafios macroeconômicos, indicando que o crescimento em aberturas futuras será mais cauteloso, com foco em eficiência operacional e controle de custos. O mercado deve acompanhar as decisões do grupo e a reação dos consumidores diante dos efeitos prolongados da inflação e juros altos.
Fonte: (CNN Brasil – Economia)