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Cultura Tech & Geek

ARM lança upscaler neural que promete revolucionar games móveis

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São Paulo — InkDesign News — A crescente capacidade de performance em jogos em smartphones é impulsionada por inovações em upscaling de IA, promissoras para transformar dispositivos móveis em verdadeiros potenciais de jogos.

Contexto e lançamento

O mercado de jogos móveis tem visto um crescimento exponencial, superando ambos, PC e consoles, em termos de usuários globais. Com o aumento do interesse por jogos complexos e gráficos avançados, a ARM, conhecida por suas microarquiteturas de chips, anunciou um novo desenvolvimento em sua tecnologia de upscaling: o “Neural Super Sampling”. Essa técnica visa ampliar a capacidade de renderização de jogos em dispositivos móveis de maneira a rivalizar com jogos de orçamento elevado lançados em plataformas maiores.

Design e especificações

A nova abordagem da ARM baseia-se em um modelo de inteligência artificial que consegue ampliar a resolução de imagens geradas a partir de um frame em 540p para 1080p. Essa técnica chamada de “Neural Super Sampling” é especificamente projetada para o formato reduzido de smartphones e promete otimizar o desempenho sem sacrificar a qualidade visual. Em comparação, o método anterior, conhecido como “Accuracy Super Resolution”, utilizava informações de múltiplos frames, mas encontrava dificuldades em larga escala. “Neural Super Sampling” busca evitar problemas comuns de desfocagem e texturas distorcidas que frequentemente afetam as experiências de jogos em dispositivos móveis.

Repercussão e aplicações

A adoção de tecnologias como esta tem o potencial de alterar significativamente como os jogos móveis são percebidos pela comunidade de jogadores. Com desenvolvedoras como a HoYoverse, responsável por “Genshin Impact”, reconhecendo as limitações de hardware em plataformas como o PlayStation 4, a tendência é que mais jogos sejam adaptados para dispositivos móveis. “ A tecnologia pode melhorar dramaticamente a vida útil da bateria em dispositivos móveis, especialmente ao executar jogos 3D que normalmente consomem muita energia,” afirma um representante da ARM.
(“The technology could dramatically improve battery life on mobile devices, especially when running 3D games that typically drain a lot of power,”) — Representante, ARM

Entretanto, a recepção deste tipo de tecnologia muitas vezes encontra resistência. Desenvolvedores precisarão avaliar os ganhos de performance que podem obter com a implementação de “Neural Super Sampling” em suas produções. O futuro deste avanço tecnológico depende não apenas da aceitação por parte dos gamers, mas também da adaptação por parte das empresas que produzem chips e os engenheiros que criam jogos.

O lançamento de novos chips ARM com essa tecnologia embutida deverá ocorrer nos próximos anos, mas a expectativa já se posiciona sobre como essa inovação pode moldar a próxima geração de jogos móveis.

Fonte: (Gizmodo – Cultura Tech & Geek)

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Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

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