
Los Angeles — InkDesign News — A Arc Boats, uma startup de Los Angeles fundada em 2021 por ex-funcionários da SpaceX, está se expandindo para o segmento de rebocadores, com um grande pedido que, segundo a empresa, chega a US$ 160 milhões. O movimento marca uma nova direção para a empresa, que se destacou inicialmente com seus barcos esportivos elétricos.
Financiamento
A empresa anunciou que assinou um contrato significativo com a Curtin Maritime, uma operadora de rebocadores e barcaças. O pedido inclui oito rebocadores híbridos-elétricos, com um preço estimado de cerca de US$ 20 milhões cada. A construção será realizada em parceria com o estaleiro Snow & Co.
Modelo de negócios
Esses rebocadores, conhecidos como rebocadores de assistência a navios, são responsáveis por ajudar enormes cargueiros a navegar em portos como o de Los Angeles. O CEO da Arc, Mitch Lee, destacou a poluição gerada pelos modelos tradicionais:
“Esses tipos de rebocadores são algumas das veículos mais poluentes do planeta por pé linear.”
— Mitch Lee, CEO, Arc Boats
Com a mudança para uma propulsão elétrica, a Arc espera reduzir a emissão de poluentes, ajudando os operadores a se adequarem às regulamentações ambientais e promovendo uma melhoria na qualidade do ar.
Impacto ambiental e econômico
A medida pode ter um impacto significativo, pois, no porto de Los Angeles, existem apenas cerca de 20 rebocadores desse tipo em operação atualmente. Assim, a aquisição de oito novos rebocadores pode representar uma redução considerável das emissões poluentes. Além disso, Lee mencionou que a substituição dos motores a diesel por motores elétricos ajuda a economizar espaço na embarcação:
“A possibilidade de eliminar chaminés grandes permite mais espaço para os quartos da tripulação ou outros usos.”
— Mitch Lee, CEO, Arc Boats
Essa economia de espaço é significativa, já que os operadores costumam passar longos turnos em suas embarcações.
Tecnologia e operação
Os novos rebocadores serão equipados com um motor elétrico de mais de 4.000 cavalos de potência, alimentado por uma bateria de 6MWh, com um gerador a diesel de backup para situações de longas viagens ou em locais onde a infraestrutura de carregamento está ausente. Lee afirmou que a abordagem tem como objetivo reduzir o tempo de manutenção e os custos operacionais:
“As missões curtas e regulares que os rebocadores realizam são ideais para a propulsão elétrica.”
— Mitch Lee, CEO, Arc Boats
Isso também sugere que os operadores podem esperar economias significativas no consumo de combustível.
Próximos passos
Lee expressou otimismo quanto ao futuro dos rebocadores elétricos e sobre as oportunidades que apresentam no setor marítimo. Embora a empresa ainda precise realizar testes práticos com esses rebocadores, as expectativas são altas para a adoção e expansão do modelo elétrico nas operações de rebocadores.
Com a nova direção e o contrato efetivado, a Arc Boats está se preparando para expandir ainda mais sua presença no mercado marítimo.
Fonte: (TechCrunch )