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Cultura Tech & Geek

Anthem terá servidores offline em 2026, impacto nos games

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São Paulo — InkDesign News — A cultura geek e os games enfrentam mais uma perda significativa com o anúncio do encerramento dos servidores de Anthem em janeiro de 2026. O jogo, lançado pela BioWare e publicado pela EA, não atingiu as expectativas e agora se aproxima do fim.

Lançamento e features

Desenvolvido pela BioWare, Anthem foi lançado em fevereiro de 2019 como um looter shooter, prometendo experiências em um mundo aberto repleto de ação. No entanto, a produção enfrentou vários desafios, levando a um lançamento problemático que não consolidou recursos até momentos antes da estreia. As mecânicas de jogo, inicialmente inovadoras, falharam em conquistar a base de jogadores.

Recepção e audiência

A recepção do público foi mista, com muitos jogadores criticando a falta de conteúdo e a repetitividade nas missões. “Apenas desenvolver Anthem foi um desafio contínuo” (Developing Anthem was a continuous challenge), declarou Jason Schreier, ex-escritor da Kotaku. O jogo teve picos de interesse logo após seu lançamento, mas a base ativa de jogadores caiu drasticamente, tornando-se difícil de sustentar. Relatórios apontam que o número de jogadores ativos estava em declínio constante, culminando em uma comunidade que sobreviveu com o que restou da experiência.

Tendências e mercado

A EA anunciou que os servidores de Anthem serão encerrados no dia 12 de janeiro de 2026, e que o jogo será retirado de plataformas como o EA Play a partir de 15 de agosto de 2025. “Uma vez que os servidores forem desligados, o jogo não será mais jogável” (“once the servers go offline, the game will no longer be playable”), explicou um comunicado da EA. Devotos da comunidade ainda tentaram revitalizar o jogo, sonhando com uma reviravolta similar à de No Man’s Sky, mas o projeto de revitalização foi cancelado, deixando os fãs à mercê do tempo. Até mesmo cópias do jogo se tornaram disponíveis por preços insignificantes em revendas.

Enquanto o calendário se aproxima da data de encerramento, muitos jogadores têm corrido para completar conquistas e coletar itens em um jogo que, embora tenha experimentado uma vida conturbada, ainda detém um espaço em seus corações.

Nos próximos meses, a indústria de jogos continuará a testemunhar mudanças e lançamentos que poderão moldar o futuro do entretenimento digital, enquanto a comunidade lamenta mais um capítulo encerrado na rica narrativa dos games.

Fonte: (Kotaku – Cultura Tech & Geek)

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Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

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