- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Economia

Anatel confirma leilão do 6G para 2026 e atrai investimento

- Publicidade -
- Publicidade -

São Paulo — InkDesign News — O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Carlos Baigorri, anunciou que a consulta pública sobre as faixas de 6G será realizada em agosto de 2023, com edital do leilão agendado para outubro de 2026. O evento marca um avanço significativo na infraestrutura de telecomunicações brasileira.

Panorama econômico

O cenário global de telecomunicações enfrenta desafios como a inflação elevada e o aumento das taxas de juros, que impactam tanto os investimentos quanto as operações das empresas do setor. No Brasil, a adoção do 6G representa um potencial crescimento na competitividade, alinhando o país às tendências tecnológicas mundiais, principalmente após o recente leilão de 5G, que arrecadou mais de R$ 47 bilhões.

Indicadores e análises

De acordo com Vinicius Caram, conselheiro substituto da Anatel, a expectativa é de que o leilão do 6G alcance cerca de R$ 50 bilhões em investimentos. “Em termos de valor, isso é uma avaliação preliminar do Vinícius [Caram]. Isso só será definido após a consulta pública, discussão com Tribunal [de Contas da União], definição das metas”, disse Baigorri.
(“In terms of value, this is a preliminary assessment by Vinícius [Caram]. This will only be defined after the public consultation, discussions with the Court of Accounts, and goal-setting.”)— Carlos Baigorri, Presidente, Anatel

Impactos e previsões

A introdução do 6G espera trazer melhorias significativas em termos de velocidade e latência na transmissão de dados, impactando positivamente tanto na indústria quanto no consumidor final. Especialistas preveem que a nova tecnologia poderá transformar setores como saúde, educação e entretenimento, promovendo inovações e melhor conectividade. O leilão do 5G, que ocorreu menos de 40 dias após a publicação do edital, serve como referência para a agilidade desse novo processo.

À medida que a consulta pública se aproxima, a expectativa é de que mais detalhes sejam discutidos, proporcionando maior clareza sobre os benefícios e desafios que o 6G trará ao Brasil e sua capacidade de acompanhar a evolução tecnológica global.

Fonte: (CNN Brasil – Economia)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!