- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Design

ANA’s The Room FX redefine mobiliário na classe executiva do 787

- Publicidade -
- Publicidade -

São Paulo — InkDesign News — A All Nippon Airways (ANA) revelou um novo conceito de assento em classe executiva que, à primeira vista, se apresenta como uma inovação significativa no design de móveis para aviação e promete reconfigurar a experiência dos passageiros.

Design de produto

Conhecido como The Room FX, este novo design de classe executiva foi desenvolvido em colaboração com o estúdio de design britânico Acumen e a Safran Seats. O foco é um espaço mais amplo e confortável, onde a configuração de assentos prioriza a experiência do passageiro em detrimento do número total de assentos. Essa abordagem contradiz a tendência da maioria das companhias aéreas, que normalmente buscam maximizar o número de assentos em seus aviões. Cada assento possui uma largura de 41,5 polegadas e, ao se transformar em uma cama, se estende até 76,5 polegadas, refletindo um comprometimento com a conveniência e o conforto.

O novo conceito não utiliza assentos reclináveis tradicionais. Ao invés disso, funciona como um sofá pré-inclinado, permitindo diversas posturas confortáveis. “O sofá aborda as necessidades dos passageiros ao eliminar mecanismos complexos e pesados, além de criar uma experiência mais flexível”

“O projeto evita a necessidade de um reclínio tradicional, mas ainda assim oferece uma experiência relaxante”
(“The design avoids the need for a traditional recline, yet still offers a relaxing experience.”)

— Designer, ANA

.

Inovação e materiais

O The Room FX introduz portas de privacidade que deslizem, economizando espaço enquanto proporcionam um nível significativo de isolamento. Essa característica é projetada para criar um espaço pessoal sem o aspecto claustrofóbico que frequentemente caracteriza as cabines da classe executiva. Outra inovação inclui telas de privacidade manuais entre assentos, permitindo ajuste conforme a preferência dos passageiros.

Em termos de tecnologia, o monitor de 24 polegadas é 40% maior do que o utilizado na classe executiva atual da ANA. Esta posição foi otimamente projetada para eliminar a necessidade de inclinar-se para ver a tela. Além disso, a integração de carregadores sem fio e portas USB-C facilita a conexão e o uso de dispositivos pessoais.

Sustentabilidade e impacto

A ANA mantém uma configuração de 48 assentos, o que é consideravelmente abaixo de muitas companhias aéreas concorrentes. Essa redução na densidade é uma média diretamente atribuível ao compromisso da empresa com o conforto dos passageiros. O layout 1-2-1 garante acesso direto ao corredor para todos, e a disposição alternativa dos assentos cria uma experiência visual rítmica no ambiente.

O novo design é um exemplo de como a indústria pode inovar por meio de uma compreensão profunda das necessidades dos passageiros. Ao impedir que o design empresarial se torne uma mera coleção de recursos, a ANA adota uma estratégia que prioriza a experiência do usuário.

A próxima fase do desenvolvimento de aeronaves indica uma crescente tendência em direcionar o design para o bem-estar e a personalização do cliente, à medida que companhias aéreas buscam maneiras de se diferenciar em um mercado competitivo.

Fonte: (yankodesign – Design)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!