
São Paulo — InkDesign News — A All Nippon Airways (ANA) revelou um novo conceito de assento em classe executiva que, à primeira vista, se apresenta como uma inovação significativa no design de móveis para aviação e promete reconfigurar a experiência dos passageiros.
Design de produto
Conhecido como The Room FX, este novo design de classe executiva foi desenvolvido em colaboração com o estúdio de design britânico Acumen e a Safran Seats. O foco é um espaço mais amplo e confortável, onde a configuração de assentos prioriza a experiência do passageiro em detrimento do número total de assentos. Essa abordagem contradiz a tendência da maioria das companhias aéreas, que normalmente buscam maximizar o número de assentos em seus aviões. Cada assento possui uma largura de 41,5 polegadas e, ao se transformar em uma cama, se estende até 76,5 polegadas, refletindo um comprometimento com a conveniência e o conforto.
O novo conceito não utiliza assentos reclináveis tradicionais. Ao invés disso, funciona como um sofá pré-inclinado, permitindo diversas posturas confortáveis. “O sofá aborda as necessidades dos passageiros ao eliminar mecanismos complexos e pesados, além de criar uma experiência mais flexível”
“O projeto evita a necessidade de um reclínio tradicional, mas ainda assim oferece uma experiência relaxante”
(“The design avoids the need for a traditional recline, yet still offers a relaxing experience.”)— Designer, ANA
.
Inovação e materiais
O The Room FX introduz portas de privacidade que deslizem, economizando espaço enquanto proporcionam um nível significativo de isolamento. Essa característica é projetada para criar um espaço pessoal sem o aspecto claustrofóbico que frequentemente caracteriza as cabines da classe executiva. Outra inovação inclui telas de privacidade manuais entre assentos, permitindo ajuste conforme a preferência dos passageiros.
Em termos de tecnologia, o monitor de 24 polegadas é 40% maior do que o utilizado na classe executiva atual da ANA. Esta posição foi otimamente projetada para eliminar a necessidade de inclinar-se para ver a tela. Além disso, a integração de carregadores sem fio e portas USB-C facilita a conexão e o uso de dispositivos pessoais.
Sustentabilidade e impacto
A ANA mantém uma configuração de 48 assentos, o que é consideravelmente abaixo de muitas companhias aéreas concorrentes. Essa redução na densidade é uma média diretamente atribuível ao compromisso da empresa com o conforto dos passageiros. O layout 1-2-1 garante acesso direto ao corredor para todos, e a disposição alternativa dos assentos cria uma experiência visual rítmica no ambiente.
O novo design é um exemplo de como a indústria pode inovar por meio de uma compreensão profunda das necessidades dos passageiros. Ao impedir que o design empresarial se torne uma mera coleção de recursos, a ANA adota uma estratégia que prioriza a experiência do usuário.
A próxima fase do desenvolvimento de aeronaves indica uma crescente tendência em direcionar o design para o bem-estar e a personalização do cliente, à medida que companhias aéreas buscam maneiras de se diferenciar em um mercado competitivo.
Fonte: (yankodesign – Design)