
São Paulo — InkDesign News — A Anac anunciou a redistribuição de 20 slots da Voepass no Aeroporto de Congonhas e 8 no Aeroporto de Guarulhos, a partir desta segunda-feira (11), devido ao descumprimento do índice mínimo de regularidade exigido, com impacto nos voos das companhias aéreas.
Panorama econômico
O cenário atual da aviação civil no Brasil é marcado pela reavaliação da alocação de slots em aeroportos estratégicos. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) tomou uma decisão importante ao redistribuir os horários de pousos e decolagens da Voepass, cuja regularidade em voos não atingiu o mínimo de 80%, conforme estipulado. A medida visa reorganizar o espaço aéreo em um dos segmentos mais competitivos do país, proporcionando assim apelo a novas empresas e melhorando a oferta de voos aos consumidores.
Indicadores e análises
A Anac, em nota, explicou que “a realocação dos horários de pouso e decolagem da Voepass decorre do não cumprimento do índice mínimo de 80% de regularidade na programação de voos nos dois aeroportos, conforme estabelecido pela Anac” (“The reallocation of the takeoff and landing times of Voepass results from non-compliance with the minimum index of 80% flight schedule regularity at the two airports, as established by Anac”). Somente em Congonhas, a Voepass mantém 3% dos slots disponíveis, o que implica questões de concorrência e acessibilidade à aviação no local. Os impactos na oferta de serviços aéreos são esperados até a conclusão da atual temporada, com eventualmente novas empresas se manifestando na busca por slots disponíveis.
Impactos e previsões
A medida pode gerar repercussões significativas para a economia da aviação no Brasil, pois, segundo a Anac, “os slots da Voepass da temporada vigente (S25) sem uso pela companhia ficam disponíveis a qualquer empresa aérea interessada” (“the slots of Voepass in the current season (S25) unused by the company become available to any interested airline”). Especialistas preveem que esta redistribuição pode facilitar a entrada de novas companhias aéreas e incentivar a competição, além de proporcionar aos passageiros uma maior variedade de opções de voos e preços mais competitivos. Com a realocação dos slots, a expectativa é que outras empresas possam entrar no mercado e oferecer serviços melhores e mais regulares.
Os próximos meses serão cruciais para observar como a redistribuição dos slots irá afetar a operação na aviação e quais respostas serão dadas pelas companhias que também buscam otimizar sua atuação no mercado aeronáutico brasileiro.
Fonte: (CNN Brasil – Economia)