- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Robótica & Automação

Amazon Robotics apresenta robô ViTa-Zero para desafios logísticos

- Publicidade -
- Publicidade -

São Paulo — InkDesign News — A Amazon Robotics introduziu recentemente o ViTA-Zero, um framework inovador de estimativa de pose visuotátil em zero-shot, visando aprimorar a manipulação robótica em ambientes dinâmicos. O sistema combina dados visuais e táteis para melhorar a interação robótica com objetos.

Tecnologia aplicada

O ViTA-Zero se baseia em um modelo visual integrado, permitindo a realização de checagens de viabilidade e otimizações em tempo de teste, fundamentadas em restrições físicas oriundas de observações táteis e proprioceptivas. A metodologia modela a interação entre o gripper e o objeto como um sistema massa-mola, onde os sensores táteis geram forças atrativas e a propriocepção induz forças repulsivas.

Desenvolvimento e testes

O framework foi validado em um setup robótico no mundo real, demonstrando eficácia em cenários representativos de manipulação, como apreensão de objetos, coleta e transferência bimanual. A Amazon Robotics relatou um aumento médio de 55% na área sob a curva (AUC) de ADD-S e 60% no ADD, além de uma redução de 80% no erro de posição em comparação ao FoundationPose. A equipe também conduziu estudos de ablação para avaliar influências de diferentes funções de perda e algoritmos de otimização.

A abordagem superou modos de falha drásticos enquanto acompanhava a pose do objeto em mãos.
(“The approach overcomes some drastic failure modes while tracking the in-hand object pose.”)

— Amazon Robotics

Impacto e aplicações

Os benefícios operacionais do ViTA-Zero incluem uma potencial redução nos custos operacionais e um aumento na eficiência na realização de tarefas, o que eleva o retorno sobre investimento em automação. O sistema demonstrou promissora adaptação a diversas formas de objetos, destacando-se em manipulação de itens de geometria complexa. Futuramente, a integração do estimador de pose em políticas de manipulação pode fornecer insights valiosos sobre a performance geral das tarefas de manipulação.

Se você está interessado no futuro da percepção e manipulação robótica, veja como o ViTA-Zero expande as fronteiras do que é possível em inteligência artificial visuotátil.
(“If you’re interested in the future of robot perception and manipulation, see how ViTA-Zero pushes the boundaries of what’s possible in visuotactile artificial intelligence.”)

— Amazon Robotics

Os próximos passos incluem a avaliação de mais formatos de objetos e a continuidade nas integrações com políticas de manipulação, evidenciando o compromisso da Amazon Robotics em avançar no campo da automação.

Fonte: (The Robot Report – Robótica & Automação)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!