Amazon mantém Prime Day em julho apesar de tarifas no e-commerce

São Paulo — InkDesign News — O tradicional evento de vendas anual da Amazon, o Prime Day, retorna em julho de 2025, representando um movimento estratégico importante no segmento de e-commerce, apesar do impacto potencial de tarifas que podem influenciar o volume e os preços dos produtos ofertados.
Lançamento
A Amazon anunciou que o Prime Day deste ano acontecerá em julho, com ofertas em mais de 35 categorias, incluindo eletrônicos, cozinha, beleza e vestuário. O evento, antes limitado, expande-se agora para o mercado irlandês e volta a diversos países como Austrália, Brasil, Canadá, França, Alemanha, Índia, Japão, México, Reino Unido, entre outros. A empresa destaca que pequenas e médias empresas respondem por mais de 60% das vendas na plataforma, com mais de 200 milhões de itens vendidos na última edição.
Desafios na Performance
O aumento das tarifas impostas pelo governo dos EUA traz incertezas para a demanda no Prime Day. Algumas lojas já começaram a se retirar do evento, enquanto outras reduzem o volume de descontos oferecidos. A Amazon considerou incluir o custo das tarifas ao lado dos preços dos produtos, o que causou reação negativa da administração Trump, que classificou a atitude como “uma ação hostil e política”.
“Esta é mais uma razão para que os americanos comprem produtos americanos.”
(“This is another reason why Americans should buy American.”)— Karoline Leavitt, Secretária de Imprensa da Casa Branca
“A equipe responsável pela nossa loja de baixo custo Amazon Haul considerou listar os encargos de importação em certos produtos. Isso nunca foi considerado para o site principal da Amazon e nada foi implementado em nenhuma das propriedades da Amazon.”
(“The team that runs our ultra low cost Amazon Haul store has considered listing import charges on certain products. This was never a consideration for the main Amazon site and nothing has been implemented on any Amazon properties.”)— Jeff Stein, The Washington Post
Integração e Novidades
Além do Prime Day, a Amazon lançou uma seleção de artigos de luxo em parceria com a Saks, incluindo marcas como Dolce & Gabbana, Balmain e Stella McCartney. Essa nova categoria estará disponível no site amazon.com/saks e no aplicativo da Amazon.
Próximos Passos
Embora o impacto das tarifas ainda seja uma variável, o Prime Day continua sendo uma oportunidade estratégica para a Amazon e seus parceiros fortalecerem o comércio eletrônico e a presença no varejo digital global. O evento também reforça a importância da diversificação geográfica no mercado omnichannel, ampliando o alcance e a personalização das ofertas para diferentes públicos.
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Fonte: (TechCrunch – Commerce & Retail Tech)