
São Paulo — InkDesign News — A Amazon anunciou o lançamento do Lens Live, uma nova funcionalidade com inteligência artificial que aprimora a experiência de compras no e-commerce, permitindo buscas visuais em tempo real.
Lançamento
O Lens Live será implementado no aplicativo de compras da Amazon para iOS, inicialmente disponível para “dezenas de milhões” de consumidores nos Estados Unidos. Isso marca um avanço nas capacidades de e-commerce e competição com ferramentas semelhantes, como o Google Lens e o Pinterest Lens.
Integração
Com a nova função, usuários poderão apontar seus dispositivos para produtos físicos e visualizar opções correspondentes em uma carrossel na tela. O Lens Live se integra ao assistente de compras da Amazon, Rufus, que oferece insights sobre os produtos encontrados. A tecnologia é suportada pelos serviços de Amazon SageMaker, que permite a operação em grande escala de modelos de aprendizado de máquina.
“Essa função permite que os usuários realizem comparações de preços enquanto estão em lojas físicas, verificando se a Amazon oferece melhores condições.”
(“Lens Live also capitalizes on activities customers are already doing: comparison shopping while in retail stores out in the real world to see if Amazon has a better deal on the same or similar item.”)— Amazon
Performance
A nova função não substitui o Amazon Lens existente, que ainda permite o upload de imagens ou a leitura de códigos de barras. Com o Lens Live, os usuários podem focar em itens específicos e rapidamente adicioná-los ao carrinho ou à lista de desejos. Além disso, a ferramenta promove uma experiência de comércio eletrônico mais interativa, aumentando a retenção e as taxas de conversão.
“Os clientes podem ver resumos gerados por IA e perguntas sugeridas para aprender mais sobre o item.”
(“According to Amazon, this lets shoppers do some quick product research and view product insights before making a purchase.”)— Amazon
O Lens Live representa um passo significativo em direção a um ecossistema de compras mais dinâmico e personalizado. A Amazon continua a explorar formas de integrar inteligência artificial em suas operações e na experiência do consumidor. Os próximos passos incluem a expansão do serviço para outros mercados internacionais, embora a empresa não tenha fornecido uma data específica.
Fonte: (TechCrunch – Commerce & Retail Tech)