
São Paulo — InkDesign News — Após 13 anos implantando robôs em seus armazéns, a Amazon atingiu um novo marco ao alcançar a marca de 1 milhão de robôs em suas instalações. Esta inovação representa um avanço significativo na automação dentro do ambiente corporativo.
Funcionalidades
A Amazon anunciou recentemente que seu robô de número um milhão foi entregue a uma instalação de fulfillment da empresa no Japão. Essa quantidade coloca a Amazon em um caminho para ter um número equivalente de robôs e trabalhadores humanos. Segundo reportagens, 75% das entregas globais da Amazon agora são assistidas por robôs de alguma forma.
“Esses robôs têm se mostrado fundamentais para otimizar nossas operações de entrega.”
— Porta-voz da Amazon
Implementação
A empresa revelou também que está lançando um novo modelo de IA generativa chamado DeepFleet para suas operações com robôs. Este modelo visa otimizar as rotas dos robôs dentro dos armazéns, aumentando sua eficiência em até 10%. A Amazon utilizou o Amazon SageMaker para desenvolver o DeepFleet, com base em seus próprios dados de inventário.
“DeepFleet permite uma coordenação mais eficiente dos robôs em nossos armazéns.”
— Porta-voz da Amazon
ROI
Recentemente, a Amazon apresentou seu mais novo robô, o Vulcan, que possui duas mãos e é projetado tanto para reorganizar estoques quanto para captar itens com um sistema de sucção. Essa automação é uma resposta aos desafios crescentes da cadeia de suprimentos. Além disso, em outubro de 2024, a Amazon anunciou “centros de atendimento de próxima geração” que incluirão 10 vezes mais robôs do que suas instalações atuais.
“Nossos robôs estão se tornando cada vez mais sofisticados e eficazes no trabalho que realizam.”
— Porta-voz da Amazon
Com mais de 1 milhão de robôs em operação, a Amazon está claramente avançando no uso da automação em larga escala. Este movimento não só melhora a eficiência operacional, mas também define um novo padrão no mercado de logística e supply chain. A adoção de robótica e inteligência artificial continua a abrir oportunidades para a inovação no setor.
Fonte: (TechCrunch – Enterprise Tech)