
São Paulo — InkDesign News — O presidente em exercício, Geraldo Alckmin (PSB), anunciou que buscará apoio do Supremo Tribunal Federal (STF) para acelerar a construção da Ferrogrão, uma ferrovia com 933 km de extensão prevista para facilitar o escoamento de grãos da região Centro-Oeste ao Norte do Brasil.
Panorama econômico
Durante o 3º Congresso da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho), Alckmin ressaltou a importância da Ferrogrão para a logística nacional, especialmente em um cenário onde a eficiência nas cadeias produtivas é cada vez mais essencial. A ferrovia deverá conectar o Mato Grosso ao Porto de Miritituba, no Pará, favorecendo a exportação de soja e milho pelo Arco Norte. “Temos que acelerar a Ferrogrão. Vou trabalhar no Supremo Tribunal Federal para liberar. Porque a Ferrogrão é importantíssima para a logística, para integrar os modais, ferrovia com hidrovia”, afirmou Alckmin.
Indicadores e análises
O projeto da Ferrogrão, paralisado por uma decisão do STF, envolve mudanças nos limites do Parque Nacional do Jamanxim, atualmente contestadas pelo PSOL. O custo estimado para a implementação da ferrovia é de R$ 25,2 bilhões, com investimentos diretos de R$ 8,26 bilhões para a obra. A Ferrogrão tem potencial para escoar até 23 milhões de toneladas até 2030, e mais de 40 milhões de toneladas até 2050.
“Eu defendo a Ferrogrão, sempre defendi. Precisamos integrar modais. Isso reduz custo, melhora a competitividade e ajuda o meio ambiente. Mas depende do STF, e vamos colaborar para uma boa solução”
(“I defend Ferrogrão, I have always defended it. We need to integrate modes. This reduces costs, improves competitiveness, and helps the environment. But it depends on the STF, and we will collaborate for a good solution.”)— Geraldo Alckmin, Presidente em exercício
Impactos e previsões
A Ferrogrão apresenta-se como uma solução crucial para os desafios logísticos enfrentados na agroindústria, que busca alternativas para reduzir custos de transporte e aumentar a competitividade no mercado internacional. Especialistas indicam que a construção da ferrovia pode impulsionar a produção rural ao facilitar o acesso a mercados, promovendo não apenas um aumento na eficiência econômica, mas também um impacto positivo sobre a sustentabilidade ambiental.
“A Ferrogrão é uma obra vital para a modernização das infraestruturas de transporte do Brasil”
(“Ferrogrão is a vital project for the modernization of Brazil’s transport infrastructure.”)— Analista Econômico, Centro de Estudos da Infraestrutura
A próxima etapa dependerá não apenas da decisão do STF, mas também do engajamento de stakeholders da indústria, que devem ser consultados para um alinhamento em torno da viabilidade do projeto.
Fonte: (CNN Brasil – Economia)