Alan Wake devs seguem apostando no FBC Firebreak após lançamento difícil

São Paulo — InkDesign News — O estúdio Remedy Entertainment, conhecido por títulos como Alan Wake e Control, lançou recentemente seu primeiro jogo live-service, FBC: Firebreak, que já enfrenta desafios em sua recepção no competitivo mercado de games.
Lançamento e features
Disponível desde 17 de junho, FBC: Firebreak foi lançado no dia um tanto aguardado no Game Pass e PS Plus. O shooter online, ambientado no universo de Control, traz aos jogadores a missão de combater hordas de inimigos em uma dinâmica cooperativa que lembra Left 4 Dead 2, mas com um sistema de progressão mais elaborado. Porém, o jogo já passa por melhorias significativas, como o update 1.3, que revê o funcionamento dos perks e facilita o desbloqueio de novas habilidades importantes para o gameplay.
Recepção e audiência
Apesar das mecânicas interessantes e do suporte contínuo do estúdio, o desempenho de FBC nos primeiros dias foi abaixo do esperado, com contagens de jogadores decepcionantes. “Não somos ingênuos; esperávamos um lançamento melhor”, declarou Thomas Puha, diretor de comunicação da Remedy.
“Steam é uma parte muito importante do negócio de FBC: Firebreak; a contagem de jogadores ativos no Steam é uma estatística muito fácil de encontrar, mas não é tudo.”
(“Steam is a very important part of the business of FBC: Firebreak; the Steam [active player count] is a very easy statistic to dig up, but it isn’t everything.”)— Thomas Puha, Diretor de Comunicação, Remedy Entertainment
Tendências e mercado
A indústria de games tem visto um crescimento consistente nas mecânicas de jogos cooperativos e live-service, e Remedy se comprometeu a evoluir FBC baseado no feedback dos jogadores. A expectativa é adicionar novas missões e funcionalidades ainda este ano, seguindo uma abordagem orientada pelas críticas e sugestões recebidas. “O jogo está vivo, o feedback dos jogadores chega e as coisas mudarão, isso era o que esperávamos”, comentou Puha.
Eventos futuros e DLCs estão programados, e a comunidade ficará atenta às inovações e melhorias contínuas que a Remedy promete. O impacto de FBC: Firebreak na indústria poderá definir novas direções para jogos cooperativos e live-service no futuro.
Fonte: (Kotaku – Cultura Tech & Geek)