- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Segurança Cibernética

AI pode ser o caminho mais promissor contra ransomware

- Publicidade -
- Publicidade -

A segurança cibernética está enfrentando novas e complexas ameaças na era da inteligência artificial (IA), pois ataques estão sendo elaborados com técnicas sofisticadas, como deepfakes e malware criado por IA. À medida que essas inovações se espalham, as oportunidades de carreira na área também aumentam.

Vetor de ataque

Os adversários agora estão utilizando deepfakes e identidades sintéticas como novos vetores de ataque. Essas técnicas, combinadas com modelos de linguagem de grande escala (LLMs), apresentam desafios únicos para a detecção de ameaças. Além disso, as falhas como o modelo de injeção de prompts têm a capacidade de comprometer sistemas que não foram projetados para lidar com essas novas vulnerabilidades.

Impacto e resposta

Os ataques recentes têm um impacto significativo, refletido na necessidade de um aumento no número de especialistas em segurança, como analistas de operações de segurança (SOC) e líderes de governança, risco e conformidade (GRC). As estruturas de conformidade, como o NIST AI Risk Management Framework e a Lei da IA da UE, estão forçando as organizações a adotar medidas de segurança mais rigorosas.

“O cenário de segurança atual apresenta uma oportunidade notável para aqueles prontos para construir uma base de conhecimento sólida em IA.
(“Today’s security landscape presents a remarkable opportunity for those ready to build a deep AI knowledge base.”)

— Analista, Empresa XYZ

Análise e recomendações

É fundamental que as organizações implementem medidas proativas para mitigar esses novos riscos. A integração de segurança em pipelines de CI/CD e a adoção de modelos centrados na identidade são medidas essenciais. As equipes de segurança devem ser treinadas para lidar com as complexidades da IA para garantir que estejam equipadas para responder eficazmente a esses novos tipos de ataques.

Com o crescimento ilimitado da IA, as perspectivas para carreiras em segurança cibernética são promissoras, pois a demanda por profissionais qualificados deve aumentar nos próximos anos. Estruturas regulatórias e práticas de governança em torno da IA também estão em desenvolvimento, criando um ambiente de trabalho dinâmico e em mudança.

Fonte: (Dark Reading – Segurança Cibernética)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!