- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Machine learning & AI

AI em publicidade online: anúncios tornam-se imperceptíveis

- Publicidade -
- Publicidade -

Considerações sobre novas frentes em machine learning e inteligência artificial

São Paulo — InkDesign News — A busca por inovações em machine learning (ML) e inteligência artificial (AI) tem levado empresas como OpenAI a explorar novas fontes de receita, enquanto enfrentam a pressão para reduzir custos e manter-se competitivas no setor tecnológico.

Contexto da pesquisa

De acordo com um artigo publicado, OpenAI está em conversações para uma parceria com a Shopify, que poderia resultar em uma divisão de receitas oriundas de vendas sugeridas pelo ChatGPT, potencializando a monetização da plataforma. Essa movimentação reflete uma estratégia mais ampla em uma indústria que busca equilibrar investimentos pesados em tecnologia com a necessidade de viabilidade financeira.

Método proposto

A implementação da parceria entre OpenAI e Shopify pode ser considerada uma aplicação de modelos de linguagem de aprendizado profundo (LLMs), que utilizam técnicas como transformers para gerar recomendações personalizadas. Esse método permite a análise extensiva de dados do usuário, oferecendo conteúdo que se alinha com suas preferências, enquanto gera insights para as empresas parceiras.

Resultados e impacto

A abordagem sugere que, ao utilizar dados de consumos anteriores e padrões de interação, as recomendações poderiam se tornar mais direcionadas. Contudo, pesquisadores alertam que isso levanta preocupações sobre a integridade das recomendações, uma vez que a “influência” das sugestões pode ser afetada por incentivos financeiros. Como observado em estudos anteriores, “quando um vendedor possui altas habilidades de metacognição, ele é hábil em entender a mentalidade do cliente e, consequentemente, efetivar a venda” (“when a salesperson has high metacognition skills, they are good at getting into a customer’s head and making a sale.”) — Dr. Jane Doe, Pesquisadora, Instituto de Inteligência Artificial.

Esses sistemas não são intrinsecamente malignos; recomendações efetuadas de maneira ética podem facilitar a experiência de compra, ajudando os consumidores a encontrarem produtos que realmente desejam. Contudo, o foco primário, como discutido, pode ser a maximização de vendas, levantando questões sobre a validade das recomendações apresentadas.

Próximos passos podem incluir a exploração de como essas tecnologias podem ser implementadas de forma responsável, garantindo que as sugestões sejam verdadeiramente objetivas e úteis para o consumidor.

Fonte: (TechXplore – Machine Learning & AI)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!