
São Paulo — InkDesign News —
A Stratolaunch concluiu com sucesso sua segunda missão de voo hipersônico com o Talon-A2, um veículo autônomo reutilizável. O evento ocorreu em 24 de março de 2024, na base da Força Espacial de Vandenberg, na Califórnia.
Detalhes da missão
Durante esta missão, o Talon-A2 foi lançado a partir do gigante avião de fuselagem dupla, chamado “Roc”, que possui uma envergadura de 117 metros. A aeronave foi liberada a mais de 6.000 metros de altitude, onde ativou o motor foguete Ursa Major Hadley e alcançou Mach 5 e além, realizando um voo controlado e pouso suave para recuperação da carga útil. Esta missão seguiu a primeira execução do Talon-A2 em 20 de dezembro de 2023, que também incluiu a recuperação na pista.
Tecnologia e objetivos
O Talon-A2 integra tecnologias avançadas, sendo um exemplo notável de um avião hipersônico reutilizável. A missão não apenas testou a estrutura e a performance da aeronave, mas também suportou experimentos do Departamento de Defesa dos EUA, contribuindo para os objetivos científicos relacionados à exploração hipersônica.
“Com os dados coletados do segundo voo, podemos aplicar as lições aprendidas para aprimorar a força e desempenho dos veículos Talon-A.”
(“With the data collected from this second flight, we are able to apply lessons learned to enhance the strength and performance of the Talon-A vehicles.”)— Dr. Zachary Krevor, Presidente e CEO, Stratolaunch
Próximos passos
A Stratolaunch já está desenvolvendo uma segunda plataforma de lançamento que utilizará um Boeing 747-400, nomeado “Spirit of Mojave”, para futuras missões. O objetivo é facilitar voos e testes da nova geração do veículo, o Talon-A3, previsto para ser lançado até o final de 2025.
“O primeiro voo confirmou a robustez do design do Talon-A, demonstrando a capacidade de atender a toda a gama de capacidades de desempenho desejadas por nossos clientes.”
(“The first flight review confirmed the robustness of the Talon-A design while demonstrating the ability to meet the full range of performance capabilities desired by our customers.”)— Dr. Zachary Krevor, Presidente e CEO, Stratolaunch
Esses voos emocionantes marcam um retorno significativo dos Estados Unidos aos testes de voo hipersônico reutilizável, reminiscentes do histórico programa X-15. As inovações apresentadas pela Stratolaunch prometem revolucionar o setor aeroespacial e expandir os horizontes da exploração hipersônica.
Fonte: Space.com – Space & Exploração