- Publicidade -
- Publicidade -
Robótica & Automação

Sonair lança sensor 3D ultrassônico para robôs móveis autônomos

- Publicidade -
- Publicidade -

Oslo, Noruega — InkDesign News — A empresa Sonair, especializada em tecnologia de sensores, anunciou o lançamento do ADAR (Acoustic Detection and Ranging), um sensor ultrassônico 3D para robôs móveis autônomos (AMRs), previsto para ser disponibilizado a partir de julho de 2025 e apresentado na Automate 2025, em Detroit, EUA.

Tecnologia aplicada

O sensor ADAR utiliza tecnologia acústica para proporcionar percepção tridimensional e omnidirecional ao redor dos AMRs. Com um campo de visão de 180 x 180 graus e alcance de até 5 metros para funções de segurança, o sensor supera limitações comuns dos scanners lidar 2D tradicionais, que geralmente detectam apenas as pernas em um único plano horizontal.

Baseado em pesquisas de mais de duas décadas no MiNaLab, centro norueguês de sensoriamento e nanotecnologia, o ADAR emprega formação de feixe (beamforming), técnica já aplicada em sonar, radar e ultrassom médico, adaptada para ultrassom em ar. O sistema integra transdutores ajustados a comprimentos de onda específicos, processamento de sinais e algoritmos de reconhecimento de objetos para criar uma “bolha” virtual de segurança em torno do robô.

“Safety just got a lot simpler — and better adapted to detect people,” afirmou Knut Sandven, CEO da Sonair.
(“A segurança ficou muito mais simples – e melhor adaptada para detectar pessoas.”)

— Knut Sandven, CEO, Sonair

O ADAR atende aos padrões de segurança ISO13849:2023 performance level d/SIL2, garantindo conformidade para operações seguras em ambientes colaborativos humano-robô.

Desenvolvimento e testes

Antes da divulgação pública, o sensor passou por um programa de Acesso Antecipado, iniciado no verão de 2024, no qual mais de 20 empresas globais dos setores de manufatura de AMRs, conglomerados industriais, automotivo e limpeza autônoma avaliaram e validaram sua eficácia em cenários reais.

O desempenho positivo nesses testes já se traduziu em encomendas comerciais, incluindo a Fuji Corp., do Japão, que adotará o ADAR em sua próxima linha de AMRs, além de um fabricante suíço de robôs autônomos de limpeza.

“Thanks to their cooperation, through comprehensive testing, we were able to confirm the high suitability of their sensors for autonomous mobile robots,” destacou Koji Kawaguchi, gerente geral do Departamento de Promoção de Inovação da Fuji.
(“Graças à cooperação deles, por meio de testes abrangentes, conseguimos confirmar a alta adequação dos sensores para robôs móveis autônomos.”)

— Koji Kawaguchi, General Manager, Fuji Corp.

O processo de desenvolvimento combinou capacidades ágeis e flexibilidade, essenciais para responder às demandas específicas da indústria robótica, incluindo métricas rigorosas de detecção de obstáculos e percepção espacial em ambientes dinâmicos.

Impacto e aplicações

O ADAR oferece benefícios operacionais significativos ao ampliar a segurança em espaços compartilhados entre humanos e robôs, minimizando riscos de colisões. Sua integração compacta, com baixo consumo energético e computacional, viabiliza o uso combinado com outros sensores para pacotes de segurança robustos e acessíveis.

Além do aumento na segurança, a tecnologia promete retorno sobre investimento com diminuição de paradas e acidentes, incentivando a adoção de AMRs em setores industriais, saúde e limpeza. Também destaca-se a oportunidade no mercado japonês, onde a demanda por interação humano-robô segura e confiável é crescente.

“We see potential for Sonair’s ADAR technology in the Japanese robotics market, particularly in applications requiring reliable, safe human-robot interaction,” declarou Shuhei Monobe, gerente do Departamento de Dispositivos Eletrônicos da Cornes Technologies.
(“Vemos potencial para a tecnologia ADAR da Sonair no mercado robótico japonês, especialmente em aplicações que demandam interação humano-robô segura e confiável.”)

— Shuhei Monobe, Department Manager, Cornes Technologies

A demonstração ao vivo do sensor na Automate 2025 (EUA) permitirá aos visitantes visualizar a percepção do sensor via ondas sonoras, reforçando o avanço tecnológico pela aplicação do ultrassom em robótica.

Com a previsão de certificação de segurança ainda em 2025, o ADAR representa um avanço significativo na evolução da automação robótica, potencializando uma nova era de colaboração eficiente e segura entre humanos e máquinas.

Fonte: (The Robot Report – Robótica & Automação)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!