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Cultura Tech & Geek

EA mantém preços em games sem aumentar como Nintendo e Xbox na cultura geek

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São Paulo — InkDesign News — A indústria de games e cultura geek acompanha as estratégias de preços das grandes produtoras, e a Electronic Arts (EA) anunciou que não pretende aumentar os valores dos seus jogos, diferentemente de concorrentes como Nintendo e Xbox.

Lançamento e features

Em meio a uma movimentação do mercado que eleva custos de games para até US$ 80, como visto no lançamento de Mario Kart World para Nintendo Switch 2, a EA reafirma sua abordagem diversa com títulos que vão do free-to-play a edições deluxe com valores superiores a US$ 100. Isso inclui franquias como Madden e Apex Legends, que possuem modelos de receita variados e adaptados ao novo cenário digital.

Recepção e audiência

Durante a teleconferência de resultados do quarto trimestre e do ano fiscal de 2025, o CEO Andrew Wilson destacou a mudança da indústria, que não depende mais da venda física, e diversificou oferta de preços. Segundo ele:

“No fim das contas, seja algo que custe um dólar, dez ou cem dólares, nosso objetivo é sempre entregar qualidade incrível e valor exponencial para nossa base de jogadores.”
(“At the end of the day, whether we’re doing something that costs a dollar, or we’re doing something that costs $10, or we’re doing something that costs $100, our objective is always delivering incredible quality and exponential value to our player base.”)

— Andrew Wilson, CEO, Electronic Arts

O diretor financeiro Stuart Canfield reforçou a manutenção da estratégia atual quanto aos preços dos jogos:

“Do ponto de vista dos jogos que lançamos, não refletimos nenhuma mudança em nossa estratégia atual até o momento.”
(“From a games perspective we put out, we have reflected no changes in our current strategy at this point.”)

— Stuart Canfield, CFO, Electronic Arts

Tendências e mercado

Embora a indústria veja um aumento de preço em jogos de grandes estúdios, a EA se posiciona em um modelo híbrido, monetizando via pacotes deluxe e títulos gratuitos, mantendo o preço padrão em US$ 70. A empresa já pratica preços superiores para edições mais completas, evitando aumentar o valor base dos jogos para todos os consumidores.

Analistas observam que essa flexibilidade pode se manter enquanto a EA continuar explorando essas opções. Enquanto isso, a indústria segue atenta a estratégias como cross-play, serviços recorrentes e a experiência do usuário em plataformas distintas, como consoles e PC.

O lançamento próximo de títulos como Star Wars: Zero Company reafirma a decisão de não aumentar o preço básico para US$ 80, uma posição significativa no mercado competitivo e bastante atento à reação dos players.

Veja temas relacionados em games e cultura geek.

Fonte: (Kotaku – Cultura Tech & Geek)

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Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

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