- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Mobilidade & EVs

LeydenJar desafia China com tecnologia de anodo de silício para EVs

- Publicidade -
- Publicidade -

São Paulo — InkDesign News —

A startup de materiais para baterias LeydenJar, sediada na Holanda, consegue €13 milhões (US$ 15,2 milhões) para escalar a produção de sua tecnologia de ânodo de silício, impactando a mobilidade elétrica.

Autonomia e bateria

Os ânodos de silício têm o potencial de “revolucionar essa relação” (“upend that relationship”) com a produção de baterias de íon de lítio, que atualmente é dominada pela China. De acordo com a LeydenJar, seus ânodos de silício puro podem proporcionar um aumento de 50% em relação aos ânodos tradicionais de grafite.

A startup espera que essa tecnologia permita baterias com maior autonomia, oferecendo uma opção viável para fabricantes de veículos elétricos (EVs). O desafio permanece, no entanto, pois o silício tende a se expandir ao armazenar íons de lítio, o que pode comprometer a durabilidade da bateria.

Infraestrutura de recarga

O investimento será utilizado para a construção da primeira fase da PlantOne, em Eindhoven, Países Baixos, com previsão de abertura em 2027. A instalação está projetada para ajudar a atender à crescente demanda por soluções de baterias eficientes e sustentáveis. LeydenJar afirma que suas estruturas de silício permitem um carregamento mais rápido e uma pegada de carbono reduzida.

“O silício pode suportar mais de 450 ciclos de carga antes de perder mais de 80% de sua capacidade”
(“It can withstand over 450 charge cycles before losing more than 80% of its capacity”)

— Anônimo, LeydenJar

Um aspecto que os fabricantes de EVs devem considerar é que normalmente exigem anos de dados antes de qualificar novas baterias. Isso significa que, embora as promessas sejam grandes, a validação do desempenho real em ambientes de uso será crítica para a aceitação no mercado.

Tecnologia autônoma

Por enquanto, a LeydenJar está focando em eletrônicos de consumo antes de se aventurar no setor de veículos elétricos. A startup seguiu um caminho semelhante ao da Sila, que também iniciou com o mercado de eletrônicos. A transição para fabricantes de automóveis pode levar décadas, dado o tempo necessário para construir fábricas em grande escala e garantir financiamento adequado.

O potencial de inovação está claramente presente, e se LeydenJar conseguir provar que sua tecnologia pode oferecer um avanço significativo no desempenho, a demanda por suas soluções poderá crescer consideravelmente no futuro.

O cenário global para baterias continua em evolução, com cada vez mais Players explorando alternativas ecológicas e de alto desempenho.

Fonte: (TechCrunch – Mobilidade & EVs)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!