LeydenJar desafia China com tecnologia de anodo de silício para EVs

São Paulo — InkDesign News —
A startup de materiais para baterias LeydenJar, sediada na Holanda, consegue €13 milhões (US$ 15,2 milhões) para escalar a produção de sua tecnologia de ânodo de silício, impactando a mobilidade elétrica.
Autonomia e bateria
Os ânodos de silício têm o potencial de “revolucionar essa relação” (“upend that relationship”) com a produção de baterias de íon de lítio, que atualmente é dominada pela China. De acordo com a LeydenJar, seus ânodos de silício puro podem proporcionar um aumento de 50% em relação aos ânodos tradicionais de grafite.
A startup espera que essa tecnologia permita baterias com maior autonomia, oferecendo uma opção viável para fabricantes de veículos elétricos (EVs). O desafio permanece, no entanto, pois o silício tende a se expandir ao armazenar íons de lítio, o que pode comprometer a durabilidade da bateria.
Infraestrutura de recarga
O investimento será utilizado para a construção da primeira fase da PlantOne, em Eindhoven, Países Baixos, com previsão de abertura em 2027. A instalação está projetada para ajudar a atender à crescente demanda por soluções de baterias eficientes e sustentáveis. LeydenJar afirma que suas estruturas de silício permitem um carregamento mais rápido e uma pegada de carbono reduzida.
“O silício pode suportar mais de 450 ciclos de carga antes de perder mais de 80% de sua capacidade”
(“It can withstand over 450 charge cycles before losing more than 80% of its capacity”)— Anônimo, LeydenJar
Um aspecto que os fabricantes de EVs devem considerar é que normalmente exigem anos de dados antes de qualificar novas baterias. Isso significa que, embora as promessas sejam grandes, a validação do desempenho real em ambientes de uso será crítica para a aceitação no mercado.
Tecnologia autônoma
Por enquanto, a LeydenJar está focando em eletrônicos de consumo antes de se aventurar no setor de veículos elétricos. A startup seguiu um caminho semelhante ao da Sila, que também iniciou com o mercado de eletrônicos. A transição para fabricantes de automóveis pode levar décadas, dado o tempo necessário para construir fábricas em grande escala e garantir financiamento adequado.
O potencial de inovação está claramente presente, e se LeydenJar conseguir provar que sua tecnologia pode oferecer um avanço significativo no desempenho, a demanda por suas soluções poderá crescer consideravelmente no futuro.
O cenário global para baterias continua em evolução, com cada vez mais Players explorando alternativas ecológicas e de alto desempenho.
Fonte: (TechCrunch – Mobilidade & EVs)