
São Paulo — InkDesign News — A Supermassive Games se destaca como um estúdio de jogos focado em títulos de horror narrativo. Seu próximo projeto, Directive 8020, promete ser uma evolução em sua abordagem, mesclando elementos cinematográficos e interatividade em um ambiente de sobrevivência.
Detalhes da missão
Directive 8020 está programado para ser lançado em 2026 e se passa a bordo da nave Cassiopeia, enviada para Tau Ceti f, um planeta considerado a salvação da humanidade. A premissa gira em torno do colapso da Terra e da luta pela sobrevivência da tripulação após o acidente da nave. A Demo apresentada na Gamescom 2025 revelou que a narrativa se desenvolve por meio de escolhas críticas que influenciam o destino dos personagens, aumentando a tensão à medida que estes enfrentam um inimigo que pode assumir a forma de qualquer um deles.
Tecnologia e objetivos
A produção visual de Directive 8020 mantém altos padrões, com animações faciais melhoradas e uma estrutura narrativa sólida. O jogo incorpora elementos de stealth e ameaças persistentes, marcando uma tentativa de inovar na jogabilidade. “I think there’s nothing more scary than when you’re holding the controller, something’s hunting and you know it’s down to you to move when the time is right, and it’s not quite so choreographed”
(“Acho que não há nada mais assustador do que quando você segura o controle, algo está caçando e você sabe que depende de você se mover no momento certo, e não é tão coreografado assim”) — Will Doyle, Diretor Criativo, Supermassive Games. Contudo, a IA dos inimigos, bem como o sistema de stealth, exigem ajustes significativos antes do lançamento.
Próximos passos
A Supermassive Games enfrentou recentemente cortes de pessoal, o que levanta questões sobre os recursos disponíveis para o desenvolvimento de Directive 8020. “Directive 8020 ainda precisa de tempo para ser refinado, principalmente nos parâmetros de jogabilidade que, no momento, se mostram arrastados”
(“Directive 8020 still needs time to cook, especially in gameplay parameters that currently feel like a chore”) — Análise de Jogos, Gamescom 2025. O estúdio planeja continuar a trabalhar em novos sistemas para melhorar a experiência do jogador, incluindo opções de dificuldade e personalização das relações entre personagens.
Directive 8020 pode representar um marco na exploração de narrativas interativas em jogos de horror. Se as inovações propostas forem implementadas de maneira eficaz, o projeto não apenas satisfará as expectativas dos fãs, mas também levará a indústria de jogos a novos patamares em termos de narrativa e gameplay.
Fonte: (Space.com – Space & Exploração)