
Brasília — InkDesign News — O Ministério da Educação (MEC) e o Ministério da Cultura (MinC) firmaram uma parceria para implementar projetos de arte e cultura em escolas públicas de tempo integral, com o objetivo de enriquecer o currículo educacional e promover um ambiente de aprendizado mais completo.
Contexto educacional
O Brasil tem enfrentado desafios significativos em relação à qualidade do ensino, incluindo altas taxas de evasão escolar e violência nas comunidades. A universalização do ensino em tempo integral é vista como uma estratégia crucial para mitigar essas questões. Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, a escola integral deve “olhar o projeto de vida do aluno como um todo”, incluindo cultura e esporte em seu currículo.
Políticas e iniciativas
Na recente assinatura da portaria interministerial (6/2025), a ministra da Cultura, Margareth Menezes, destacou a importância das áreas de arte e cultura como fundamentais para a educação. Com um edital de chamada pública em breve a ser lançado, as secretarias estaduais poderão solicitar financiamento federal para implementar projetos artísticos-e culturais em suas escolas. O ministro Santana ressaltou que, mesmo em um espaço de atuação inicial limitado, “o governo federal financiará ações em todos os estados da federação”.
“A escola em tempo integral olha o projeto de vida do aluno como um todo, que precisa ter cultura, esporte, curso de línguas… Portanto, esse é o mais importante modelo de escola da educação básica desse país.”
(“The full-time school looks at the student’s life project as a whole, which needs to include culture, sports, language courses… Therefore, this is the most important model of basic education in this country.”)— Camilo Santana, Ministro da Educação
Desafios e perspectivas
Apesar das boas intenções por trás dessas políticas, o Brasil ainda enfrenta obstáculos significativos, como a infraestrutura inadequada e a desigualdade no acesso à educação de qualidade. A secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Schweickardt, pediu que as iniciativas de arte, cultura e esporte fossem adequadamente integradas ao currículo das escolas. Isso é essencial para garantir que os benefícios do ensino em tempo integral sejam efetivos e sustentáveis.
“Vamos trabalhar juntos com paixão, com amor, com determinação para que o direito à arte e à cultura seja uma realidade para cada brasileiro e brasileira.”
(“We will work together with passion, love, and determination so that the right to art and culture becomes a reality for every Brazilian.”)— Margareth Menezes, Ministra da Cultura
Com a ampliação dos programas de ensino integral e a inclusão de iniciativas culturais nos currículos, espera-se que a educação básica no Brasil se torne mais inclusiva e relevante para todos os estudantes. Os próximos passos do setor incluem a mobilização das secretarias estaduais para aproveitarem os novos editais e a implementação bem-sucedida dessas políticas.
Fonte: (Agência Brasil – Educação)