
Hayward, Califórnia — InkDesign News — A Zoox Inc., uma subsidiária autônoma da Amazon, inaugurou recentemente sua nova instalação de produção de robotaxis, refletindo inovações significativas na forma como veículos autônomos são fabricados e integrados. Desde sua fundação em 2014, a empresa tem focado na construção de veículos projetados para maximizar a experiência do passageiro.
Tecnologia aplicada
A instalação de produção em Hayward emprega um sistema automatizado de transporte para mover veículos entre estações. Os robotaxis da Zoox não possuem volante, pedais de freio ou assentos de motorista, sendo desenvolvidos exclusivamente para otimizar o conforto dos passageiros. Com componentes de software e hardware integrados, a Zoox enfatiza o foco em veículos definidos por software, um diferencial em comparação com montadoras tradicionais.
Desenvolvimento e testes
O processo de montagem da Zoox é metódico e leva cerca de 20 minutos por veículo, em contraste com as 1-2 minutos típicas de uma linha de montagem convencional, onde são construídas 30 a 60 unidades por hora. Michael Lemperle, diretor sênior de engenharia de manufatura e montagem, destacou: “Tentar gerar uma alimentação de energia no início do processo é um diferencial. Executamos diagnósticos toda vez que instalamos um novo componente.”
(“For us, it’s exactly the opposite way around. We try to power up very early so that we can start testing and find issues as they happen.”)— Michael Lemperle, Diretor Sênior, Zoox
Impacto e aplicações
O enfoque na automação e na integração de componentes resulta em eficiência aprimorada, tanto na produção quanto na manutenção do veículo. As operações em casa facilitam a colaboração entre equipes de engenharia, permitindo uma rápida iteração diante de problemas. “Manter a montagem geral do veículo internamente significa que temos colaboração estreita entre os diferentes times de engenharia.”
(“Keeping that general assembly of the vehicle in-house means we can really have close collaboration between the different engineering teams.”)— Michael Lemperle, Diretor Sênior, Zoox
A Zoox planeja produzir mais de 10.000 robotaxis anualmente a partir de sua nova instalação, oferecendo a possibilidade de otimização e redução de custos operacionais que são cruciais para o sucesso na indústria de transporte autônomo. À medida que a empresa cresce, a utilização de diagnósticos integrados e a automação contínua proporcionarão um impacto significativo na escalabilidade.
Com o foco em soluções inovadoras e na eficiência da produção, a Zoox busca não apenas aumentar a capacidade de produção, mas também aprimorar a experiência do usuário no transporte autônomo.
Fonte: (The Robot Report – Robótica & Automação)