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Cultura Tech & Geek

Carros autônomos precisam de limpadores de para-brisa?

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São Paulo — InkDesign News —

A recente movimentação do governo dos Estados Unidos, liderada por Donald Trump, está moldando o futuro da indústria de veículos autônomos ao flexibilizar regulamentações estabelecidas para o setor. Essa alteração marca um marco significativo no campo “tech”, refletindo as crescentes demandas por inovação no transporte.

Contexto e lançamento

O Departamento de Transporte dos EUA, sob a liderança do Secretário Sean P. Duffy, anunciou a implementação de novas regras que visam “modernizar” os padrões de segurança para veículos com sistemas de direção automatizados. Segundo a administração, estas mudanças são necessárias para que a América mantenha sua posição de liderança em inovação no setor de transporte:

“A América deve liderar o caminho na inovação em transporte. Se não o fizermos, nossos adversários preencherão o vazio.”
(“America must lead the way in transportation innovation. If we don’t, our adversaries will fill the void.”)

— Sean P. Duffy, Secretário de Transporte

Design e especificações

As novas diretrizes visam a revisão de três regras específicas, que incluem a norma FMVSS No. 102 sobre sequências de mudança de posição nas transmissões e as normas No. 103 e No. 104 que tratam de sistemas de desembaçamento e limpeza de para-brisas. Esta revisão é parte de um esforço mais amplo para adaptar a legislação às realidades dos veículos autônomos, que não requerem presença humana para operar.

Repercussão e aplicações

Os impactos dessa decisão são significativos, especialmente para empresas como a Aurora Innovation, que enfrentaram desafios regulatórios por conta de normas desenvolvidas para veículos com motoristas humanos. A Aurora havia solicitado isenção de uma regulamentação que obriga motoristas a implantar dispositivos de aviso em paradas, uma exigência inviável para seus caminhões autônomos. Em um comentário sobre a necessidade de revisões regulatórias, Peter Simshauser, Conselheiro-Chefe da NHTSA, afirmou:

A remoção desses requisitos reduzirá custos e aumentará a segurança.
(“Removing these requirements will reduce costs and enhance safety.”)

— Peter Simshauser, Conselheiro-Chefe da NHTSA

Com a tecnologia de veículos autônomos ainda em desenvolvimento, suas implementações práticas apresentam um espectro de reações da comunidade e usuários, refletindo ansiedades sobre a segurança e eficácia desses sistemas.

As futuras adequações regulatórias e a contínua adoção de veículos autônomos podem redefinir radicalmente o cenário de transporte, trazendo inovações que prometem uma nova era para a mobilidade urbana.

Fonte: (Gizmodo – Cultura Tech & Geek)

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Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

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