
São Paulo — InkDesign News — A União Europeia adiou os planos de penalizar a Google por supostas práticas anticompetitivas no setor de publicidade digital, em meio a preocupações sobre possíveis repercussões com o governo dos Estados Unidos.
Contexto e lançamento
A investigação da Comissão Europeia sobre as práticas de mercado da Google remonta a 2021, quando o órgão começou a investigar como a empresa se beneficia ao operar em ambas as extremidades do mercado de anúncios digitais. Inicialmente, a Comissão planejou anunciar uma sanção na segunda-feira, mas esse prazo foi ultrapassado sem um comunicado oficial. Os reguladores esperavam aplicar uma multa significativa e, possivelmente, forçar a venda de parte dos negócios de publicidade da gigante tecnológica.
Design e especificações
A investigação da Comissão não se limita apenas às práticas de concorrência da Google, mas também analisa a estrutura e funcionamento de suas plataformas de ads. A possibilidade de imposição de multas e mudanças obrigatórias nos modelos de negócio da empresa levantou preocupações sobre o impacto que isso pode ter na inovação e competição no setor. Como resultado, as deliberações da Comissão também tocam nos fundamentos sobre a política digital desejada na Europa.
Repercussão e aplicações
A decisão de adiar a sanção gerou alarme em várias partes da Europa, com a Comissão de Monopólios da Alemanha chamando a situação de um “precedente alarmante para a independência da aplicação das leis antitruste da UE”. Em declarações recentes, Stéphanie Yon-Courtin, membro do Parlamento Europeu, enfatizou:
“se isso for verdade, envia um sinal muito ruim. As regras digitais não são negociáveis!”
(“if this is true, it sends a very bad signal. The digital rules are not negotiable!”)— Stéphanie Yon-Courtin, Membro do Parlamento Europeu
Essa reação demonstra a tensão entre a necessidade de regulamentação firme no setor digital e as pressões políticas externas. A situação atual reflete não apenas as nuances das relações comerciais entre a Europa e os EUA, mas também os desafios enfrentados pelos reguladores ao considerar a segurança comercial à luz de mais possíveis tarifas americanas.
As implicações da investigação da UE também são parcerias no contexto norte-americano, onde um juiz já decidiu que a Google opera um monopólio no setor de anúncios, com um julgamento de remédios marcado para começar em breve.
Fonte: (Gizmodo – Cultura Tech & Geek)