
São Paulo — InkDesign News — A transição para a sustentabilidade no setor automotivo está em plena evolução, com novas tecnologias de carregamento de veículos elétricos (EVs) que buscam equilibrar flexibilidade e simplicidade, essenciais para a adoção de energia renovável.
Tecnologia renovável
Desde o início do uso de veículos elétricos, o padrão de carregamento mais comum nos EUA era o Combined Charging System (CCS), com exceção dos carros da Tesla. Recentemente, a GM anunciou adaptadores adicionais que permitem que modelos elétricos acessem o padrão conhecido como North American Charging Standard (NACS), promovendo uma maior flexibilidade.
“Acreditamos que a transição para um padrão unificado simplifica a experiência para nossos clientes.”
(“We believe that moving to that unified standard simplifies the experience for our customers.”)— Tim Ash, Diretor de Produtos de Hardware, GM Energy
Redução de CO₂
Os novos adaptadores da GM, que se juntam ao adaptador existente de NACS para CCS para carregamento rápido, incluem opções para carregamento em velocidade Level 2. Este tipo de adaptador é crucial em um contexto onde a maioria das recargas de EVs ocorre em residências ou locais de trabalho, contribuindo para a redução das emissões de carbono ao facilitar o uso de energia renovável.
“Os novos adaptadores garantem que os motoristas de EVs — independentemente do tipo de carregamento que possuem em seus veículos — possam acessar praticamente qualquer carregador onde precisarem.”
(“The new adapters make sure EV drivers — regardless of what charging type they have on their vehicle — can access essentially any charging wherever they need it.”)— Tim Ash, Diretor de Produtos de Hardware, GM Energy
Casos de uso
Atualmente, a transição entre os padrões de carregamento pode ser complicada. Um lar com dois EVs pode precisar de até quatro adaptadores diferentes, o que eleva os custos para os consumidores. A maioria dos adaptadores é vendida por mais de R$ 1.000, um investimento considerável que pode afetar a rápida adoção de EVs em larga escala.
A mudança nos padrões de carregamento não é exclusiva da GM. Outros fabricantes, como a Hyundai, também estão disponibilizando adaptadores para facilitar o acesso aos pontos de carregamento. Esses desenvolvimentos são indicativos de uma fase prelimares na criação de uma infraestrutura de carregamento mais coesa e acessível, que deve crescer junto com a demanda por EVs.
À medida que a transição avança, a simplificação dos sistemas de carregamento se tornará necessária. A indústria automotiva precisa se adaptar rapidamente às novas normas, pois o processo de migração não parece ter uma conclusão próxima. Com a crescente popularidade dos veículos elétricos, é essencial que possamos unir tecnologia e política ambiental para garantir um futuro sustentável.
Fonte: (TechCrunch – Climate / GreenTech)