
São Paulo — InkDesign News — A SpaceX concluiu com êxito o décimo teste do Starship, o foguete mais potente já construído, que ocorreu em 26 de agosto às 19h30 EDT (23h30 GMT) no site de lançamento Starbase, no sul do Texas. A missão, que marca um avanço significativo na exploração espacial, proporcionou dados cruciais para o desenvolvimento da próxima geração do veículo.
Detalhes da missão
A missão de teste do Starship teve seu lançamento programado para 26 de agosto, seguindo um cronograma que incluía a separação do Super Heavy e retorno controlado à Terra. A carga útil consistia de oito protótipos dos satélites de banda larga Starlink, com foco em demonstrar capacidades operacionais durante o voo. O perfil da missão envolveu uma trajetória ascendente antes da reentrada e uma aterrissagem no Oceano Índico, perto da Austrália, 66,5 minutos após o lançamento.
Tecnologia e objetivos
O desempenho do Starship foi documentado através de múltiplos instrumentos, especialmente os relacionados ao escudo térmico e estrutura, que foram intencionalmente estressados para validar a resiliência do design. Como notou a SpaceX, “Starship foi capaz de reunir dados sobre o desempenho de seu escudo térmico e estrutura enquanto era intencionalmente estressado”
(“Starship was able to gather data on the performance of its heat shield and structure as it was intentionally stressed to push the envelope on vehicle capabilities.”)
— SpaceX, Post-launch Update.
Além disso, a ignição reinstatada de um motor na fase espacial foi um feito relevante, reforçando as capacidades necessárias para voos operacionais futuros.
Próximos passos
Dentre os passos seguintes para o programa Starship, a SpaceX planeja avaliar os dados adquiridos durante esta prova em uma série de lançamentos futuros, aprimorando as características do foguete para missões a Marte. “A medição do sucesso ao longo de uma campanha de testes de voo continuará a ser baseada no que somos capazes de aprender”
(“Over the course of a flight test campaign, success will continue to be measured by what we are able to learn.”)
— SpaceX, Post-flight Update.
A conclusão bem-sucedida deste teste representa um marco significativo no avanço da exploração espacial, além de expandir o conhecimento humano sobre as capacidades de veículos reutilizáveis na jornada rumo a Marte.
Fonte: (Space.com – Space & Exploração)