- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Ciência & Exploração

NASA identifica asteroides Bennu e Ryugu como parte de família colisional

- Publicidade -
- Publicidade -

São Paulo — InkDesign News — Astrônomos utilizando o Telescópio Espacial James Webb da NASA/ESA/CSA identificaram semelhanças nos espectros próximos ao infravermelho de três asteroides, sugerindo uma nova compreensão sobre as origens de asteroides próximos à Terra, incluindo (101955) Bennu e (162173) Ryugu.

Contexto da descoberta

A nova família colisional Polana no cinturão principal de asteroides do Sistema Solar é considerada a origem desses asteroides próximos à Terra. A pesquisa foi liderada por Dr. Anicia Arredondo, do Southwest Research Institute, que afirma que colisões antigas entre grandes asteroides resultaram na formação de Polana, que é o maior corpo remanescente dessa família.

Métodos e resultados

Os pesquisadores solicitaram tempo de observação no Webb para estudar Polana utilizando dois instrumentos espectrais, focando nas faixas de comprimento de onda infravermelho próximo e médio. Eles compararam os dados obtidos com amostras físicas de Ryugu e Bennu, coletadas em duas missões espaciais diferentes.

“Para testar essa teoria, começamos a analisar os espectros de todos os três corpos e compará-los entre si.”
(“To test that theory, we started looking at spectra of all three bodies and comparing them to one another.”)

— Dr. Anicia Arredondo, Pesquisadora, Southwest Research Institute

Os asteroides possuem características distintas, mas as variações não são suficientemente grandes para desacreditar a hipótese de que eles compartilham uma origem comum. Polana, com aproximadamente 55,3 km de largura, é muito maior do que Bennu e Ryugu, que têm cerca de 500 m e 1 km, respectivamente.

Implicações e próximos passos

Os dados espectrais permitiram identificar semelhanças que tornam plausível a ideia de que todos os três asteroides podem ter vindo do mesmo corpo progenitor. A pesquisa também sugere que a gravidade de Júpiter pode ter influenciado as órbitas de Bennu e Ryugu, levando-os a se afastar de Polana.

“Polana, Bennu e Ryugu tiveram suas próprias jornadas pelo nosso sistema solar desde o impacto que pode ter formado eles.”
(“Polana, Bennu and Ryugu have all had their own journeys through our solar system since the impact that may have formed them.”)

— Dr. Tracy Becker, Pesquisadora, Southwest Research Institute

Essas descobertas também abrem caminho para futuras investigações sobre as diferenças em superfície e composição, que podem estar relacionadas à proximidade ao Sol e ao tempo de exposição a impactos de micrometeoróides.

Os cientistas devem continuar explorando a conexão entre esses asteroides, o que poderá melhorar o entendimento sobre a história do Sistema Solar.

Fonte: (sci.news– Ciência & Descobertas)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!