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Machine learning & AI

Deep learning desafia humanos em jogo de badminton contra robô

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Machine learning e inteligência artificial estão em constante evolução, e recentes avanços na pesquisa têm mostrado как essas tecnologias podem ser aplicadas em cenários inesperados, como no badminton.

Contexto da pesquisa

Em um estudo inovador, uma equipe de pesquisadores da ETH Zurich desenvolveu um robô quadrúpedo chamado ANYmal, que foi treinado para jogar badminton. A pesquisa se concentra na integração de técnicas de machine learning para aprimorar as habilidades motoras do robô e sua capacidade de resposta em tempo real.

Método proposto

O sistema de controle desenvolvido pelos pesquisadores coordena movimentos de pernas, golpes e a visão da câmera. O robô utiliza duas câmeras para rastrear o volante, prever sua trajetória de voo e se posicionar adequadamente para interceptar e devolver os golpes. A abordagem abrange uma combinação de redes neurais convolucionais (CNNs) para processamento de imagens e algoritmos de predição de movimento.

Resultados e impacto

Os resultados mostram que o sistema apresenta reflexos rápidos e movimentos de braços precisos. O robô conseguiu não apenas rastrear, mas também prever a trajetória do shuttlecock de forma efetiva. O aprendizado contínuo permitiu que o ANYmal melhorasse seu desempenho ao longo do tempo, equilibrando a necessidade de precisão e velocidade.

“A integração de habilidades motoras com a percepção em tempo real é um passo importante para robôs mais autônomos.”
(“The integration of motor skills with real-time perception is an important step towards more autonomous robots.”)

— Marco Hutter, Professor, ETH Zurich

As métricas de desempenho foram prometedoras, embora dados específicos de benchmarks ainda não tenham sido divulgados. A pesquisa utiliza datasets de movimentos de badminton para treinar o modelo, garantindo assim uma base sólida para o aprendizado.

As aplicações desse tipo de tecnologia vão além de esportes. A replicação de movimentos humanos em robôs pode ter implicações em áreas como reabilitação, serviços de emergência e até entretenimento. O próximo passo para os pesquisadores envolve a expansão das habilidades do robô, potencialmente integrando mais modalidades esportivas e desafios dinâmicos.

Fonte: (TechXplore – Machine Learning & AI)

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Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

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