- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Machine learning & AI

Deep learning permite robôs adaptarem-se a tarefas inéditas

- Publicidade -
- Publicidade -

Pesquisadores estão utilizando técnicas avançadas de machine learning para aprimorar a capacidade de robôs em adaptar-se a tarefas desconhecidas, elevando a flexibilidade e eficiência em diversos cenários.

Contexto da pesquisa

Em um esforço para melhorar a adaptabilidade de robôs, a equipe do Professor Seungyul Han, da Graduate School of Artificial Intelligence da ULSAN National Institute of Science and Technology, desenvolveu uma nova técnica de meta-aprendizagem por reforço. A atual pesquisa destaca como a capacidade de um robô de realizar tarefas pode ser ampliada com o uso de aprendizado virtual.

Método proposto

A abordagem introduzida, chamada Treinamento Virtual Ciente da Tarefa (TAVT), combina dois módulos: um componente de representação baseado em aprendizado profundo e um módulo de geração. O módulo de representação avalia semelhanças entre tarefas, criando um espaço latente que captura características essenciais. Em seguida, o módulo de geração sintetiza novas tarefas virtuais que refletem aspectos fundamentais de cenários do mundo real, permitindo que os agentes aprendam de forma proativa.

“O aprendizado por reforço tradicional treina um agente para ser excelente dentro de uma tarefa específica, limitando sua capacidade de generalizar. Nossa abordagem TAVT prepara proativamente a IA para tais cenários.”
(“Traditional reinforcement learning trains an agent to excel within a specific task, limiting its ability to generalize. Our TAVT approach proactively prepares AI for such scenarios.”)

— Jeongmo Kim, Pesquisador principal, ULSAN National Institute of Science and Technology

Resultados e impacto

A equipe testou o TAVT em diversas simulações robóticas, incluindo cheetahs e robôs bípede. No experimento Cheetah-Vel-OOD, os robôs que utilizaram o TAVT adaptaram-se rapidamente a velocidades intermediárias (1,25 e 1,75 m/s), mantendo movimento estável e eficiente. Em contraste, robôs treinados de maneira convencional frequentemente lutaram para se ajustar, resultando em instabilidade.

“Este método melhora significativamente a capacidade de um IA generalizar entre diversas tarefas, o que é vital para aplicações como veículos autônomos, drones e robôs físicos operando em ambientes imprevisíveis.”
(“This method significantly improves an AI’s ability to generalize across diverse tasks, which is vital for applications like autonomous vehicles, drones, and physical robots operating in unpredictable environments.”)

— Professor Seungyul Han, ULSAN National Institute of Science and Technology

Pesquisas futuras podem explorar outras aplicações do TAVT em ambientes não estruturados, abrindo caminho para sistemas mais flexíveis e resilientes em inteligência artificial.

Fonte: (TechXplore – Machine Learning & AI)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!