- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Venture & Fundraising

OpenAI alerta sobre investimentos não autorizados em VC

- Publicidade -
- Publicidade -

São Paulo — InkDesign News — A OpenAI lançou um alerta sobre práticas de fundraising consideradas duvidosas, especialmente no que diz respeito a veículos de investimento conhecidos como SPVs (Special Purpose Vehicles). A empresa destacou que muitos investidores estão sendo abordados com oportunidades que podem contornar suas restrições de transferência de ações.

Tamanho da rodada

A OpenAI não revelou montantes específicos, mas enfatizou que a venda de ações de forma não autorizada não terá valor econômico reconhecido. A prática de utilização de SPVs por investidores tem aumentado, permitindo que pequenos investidores entrem em startups promissoras no setor de IA. Essa metodologia tem sido utilizada por várias empresas de capital de risco, mas também gerado críticas, com alguns a chamando de “veículo para turistas desavisados”.

Valuation

Cabe destacar que a OpenAI reconhece que nem toda oferta de ações é problemática, mas alerta sobre as tentativas de alguns fundos em “contornar nossas restrições de transferência”. Em resposta a esse crescimento no uso de SPVs, outras empresas importantes no setor, como a Anthropic, têm adotado posturas mais rigorosas, exigindo que investimentos sejam realizados com capital próprio e não através de SPVs.

Investidores

“Se sim, a venda não será reconhecida e não terá valor econômico para você”, afirma a OpenAI.

— OpenAI

Notícias do setor indicam que a OpenAI não é a única a tomar medidas contra os SPVs. Relatos sugerem que a Anthropic solicitou à Menlo Ventures que utilizasse capital próprio em vez de SPVs em rodadas de investimento futuras. Essa tendência pode indicar uma mudança no comportamento do mercado de venture capital, onde a transparência e a conformidade com as regras de investimento estão se tornando cada vez mais relevantes.

Com o setor de IA em expansão, as empresas de tecnologia deverão continuar a ajustar suas estratégias de fundraising para garantir que as captações de recursos sejam feitas de maneira ética e legal.

Fonte: (TechCrunch – Venture & Fundraising)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!