
Vandenberg Space Force Base, Califórnia — InkDesign News — Em 22 de agosto de 2025, a SpaceX lançou mais um lote de 24 satélites Starlink em órbita, a bordo de um foguete Falcon 9. O lançamento ocorreu às 13h04 EDT (17h04 GMT) e representa o 17º voo deste lançador específico.
Detalhes da missão
A missão teve início com o decolagem da Falcon 9, que aconteceu a partir da Vandenberg Space Force Base, localizada na costa da Califórnia. Aproximadamente 8,5 minutos após o lançamento, a primeira etapa do foguete retornou à Terra, pousando com segurança na plataforma flutuante “Of Course I Still Love You” no Oceano Pacífico. Esta foi a 17ª missão e aterragem para o booster designado B1081.
Tecnologia e objetivos
O foguete Falcon 9, uma das inovações da SpaceX, é conhecido por sua reusabilidade, o que reduz custos em lançamentos espaciais. Nessa missão, a etapa superior do foguete transportou os satélites Starlink até a órbita baixa da Terra, onde eles serão implantados cerca de 62,5 minutos após a decolagem. “A primeira etapa do foguete retornou à Terra com sucesso, demonstrando a eficácia da tecnologia da SpaceX”, afirmou um porta-voz da empresa.
A tecnologia dos satélites Starlink visa fornecer internet de alta velocidade a regiões remotas e subatendidas
(“The technology of Starlink satellites aims to provide high-speed internet to remote and underserved areas.”)— Representante da SpaceX
Próximos passos
Além deste lançamento, a SpaceX tem se mantido ativa, tendo realizado 102 missões do Falcon 9 em 2025, com a maioria delas sendo dedicada ao lançamento de satélites Starlink. A empresa está também se preparando para um novo voo do Starship, programado para o dia 24 de agosto às 19h30 EDT (23h30 GMT). Esta será a décima missão do Starship, que busca desempenhar um papel importante na futura exploração de Marte.
Estamos entusiasmados com os próximos voos, que continuarão a expandir nossa capacidade de acesso às estrelas
(“We are excited about the upcoming flights, which will continue to expand our access to the stars.”)— Elon Musk, CEO da SpaceX
A SpaceX não apenas está ampliando sua constelação de satélites com esta missão, mas também contribuindo significativamente para o avanço e democratização do acesso à internet global. Este progresso tem o potencial de revolucionar a conectividade em todo o mundo, especialmente em áreas que historicamente carecem de infraestrutura adequada.
Fonte: (Space.com – Space & Exploração)