
Brasília — InkDesign News — O Ministério da Educação (MEC) lançou, em 21 de setembro de 2023, o curso virtual “Mais Ensino Médio”, destinado à formação continuada de professores do ensino básico. Com carga horária de 180 horas, a iniciativa visa transformar práticas docentes e promover uma reflexão crítica sobre as políticas educacionais.
Contexto educacional
O curso surge em um cenário de desafios persistentes na educação brasileira. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Brasil ainda enfrenta índices significativos de evasão escolar e dificuldades no aprendizado, resíduos de desigualdades sociais e regionais. Agentes educacionais têm buscado soluções que alinhem a teoria à prática, focando na melhoria da qualidade da educação.
Políticas e iniciativas
O “Mais Ensino Médio”, acessível através da plataforma Avamec, requer que o interessado realize cadastro pelo portal Gov.br. O curso utiliza um currículo em espiral e aborda temas contemporâneos, como crise climática e cultura digital, o que permite que educadores integrem a digitalização ao ensino. O MEC também anunciou quatro cursos complementares a serem lançados no Dia do Professor, 15 de outubro, abrangendo áreas como ciências humanas e matemática.
“Este apoio do MEC visa a formação dos profissionais das redes públicas de ensino para a implementação da Política Nacional de Ensino Médio [PNAEM]”
(“Este apoio do MEC visa a formação dos profissionais das redes públicas de ensino para a implementação da Política Nacional de Ensino Médio [PNAEM]”)— Valdirene Alves de Oliveira, Coordenadora-Geral de Ensino Médio do MEC
Desafios e perspectivas
Entretanto, a implementação de cursos como o “Mais Ensino Médio” enfrenta obstáculos significativos, incluindo a insuficiência de infraestrutura nas escolas e as disparidades no acesso à tecnologia. É imperativo que futuras ações valorizem a formação contínua dos docentes e as condições de trabalho nas escolas públicas.
O curso não apenas visa a capacitação de professores, mas também busca elevar o padrão do aprendizado, com a expectativa de que a formação ofereça certificação e contribua para a formação especializada via parcerias com universidades.
O impacto esperado abrange a melhoria da qualidade do ensino e a valorização da juventude brasileira, refletindo a função crítica da educação na formação cidadã.
Fonte: (Agência Brasil – Educação)