
São Paulo — InkDesign News — Bill Ackman, um bilionário do setor financeiro que há muito apoia Donald Trump, agora se dedica à criação de uma rede de escolas particulares com ensino acelerado, utilizando inteligência artificial e evitando discussões sobre questões sociais e políticas.
Contexto e lançamento
O modelo educativo da Alpha School surge em um cenário onde bilionários, principalmente do setor de tecnologia, participam ativamente da promoção de alternativas ao sistema educacional tradicional. Desta forma, Ackman se junta a figuras como Bill Gates e Elon Musk, cada um apoiando formas inovadoras de educação, enquanto as escolas públicas enfrentam crescente desfinanciamento e crítica.
Design e especificações
Na Alpha School, alunos do ensino fundamental e médio são instruídos em diversas disciplinas durante duas horas, utilizando software habilitado por inteligência artificial. O restante do dia é dedicado a atividades físicas e sociais. MacKenzie Price, co-fundadora da escola, afirma:
Nós ficamos bem longe disso.
(“We stay very much out of that.”)— MacKenzie Price, Co-fundadora, Alpha School
A abordagem pedagógica visa evitar controvérsias que possam interferir na educação, ressaltando a ênfase em habilidades práticas e em experiências que estimulam a liderança e a educação financeira.
Repercussão e aplicações
O modelo da Alpha School levanta questionamentos sobre a viabilidade do ensino de disciplinas humanas sem considerar questões políticas e sociais, como evidenciado na crítica a “um livro socialmente relevante do século 19” que poderia ser visto como “propaganda antiamericana”. Dentro desse contexto, Ackman tem emergido como porta-voz do projeto, defendendo o afastamento das discussões contemporâneas em sala de aula. “Nós ficamos bem longe disso”, afirma Price, refletindo a filosofia da instituição.
A proposta educacional da Alpha School se alinha a um movimento mais amplo, onde o fornecimento de alternativas ao sistema educacional público é discutido de forma crescente. O que permanece incerto é como essas instituições serão acessíveis à maioria da população, pois a mensalidade da Alpha School gira em torno de R$ 45.000 anuais.
À medida que o debate sobre educação privada versus pública se intensifica, a tendência de modelos educacionais alternativos promete continuar em ascensão. As reações e as práticas desse novo cenário educativo serão cruciais para moldar o futuro da educação.
Fonte: (Gizmodo – Cultura Tech & Geek)