
Rio de Janeiro — InkDesign News — No dia 19 de setembro de 2023, a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro inaugurou o Super Centro Carioca de Vacinação, localizado no Shopping Nova América, em Del Castilho. Este centro, dedicado exclusivamente à imunização, funcionará todos os dias da semana, oferecendo vacinas contra várias doenças, incluindo covid-19, febre amarela e sarampo, ampliando o acesso à população.
Contexto e objetivos
O Brasil experimentou um aumento nas preocupações relacionadas à cobertura vacinal, tanto para doenças endêmicas quanto para surtos recentes de doenças preveníveis. O novo Super Centro de Vacinação visa combater essa preocupação, oferecendo serviços de imunização acessíveis em um local de alta circulação. O público-alvo inclui todas as faixas etárias, especialmente grupos vulneráveis, como crianças, idosos e pessoas imunossuprimidas.
Metodologia e resultados
A unidade de vacinação atuará baseada em protocolos estabelecidos pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI). A expectativa é vacinar pelo menos 400 pessoas diariamente, com infraestrutura que possibilita um atendimento sem marcação prévia. “A unidade vai funcionar todos os dias, inclusive feriados para as pessoas se vacinarem. Teremos vacina contra a febre amarela para crianças e adultos, sarampo, covid-19 para quem tem mais de 60 anos e imunossuprimidos. Esperamos vacinar, no mínimo, 400 pessoas por dia, mas a capacidade é muito maior”, afirmou Daniel Soranz, secretário municipal de Saúde.
“A unidade vai funcionar todos os dias, inclusive feriados para as pessoas se vacinarem. Teremos vacina contra a febre amarela para crianças e adultos, sarampo, covid-19 para quem tem mais de 60 anos e imunossuprimidos. Esperamos vacinar, no mínimo, 400 pessoas por dia, mas a capacidade é muito maior.”
(“The unit will operate every day, including holidays for people to get vaccinated. We will have yellow fever vaccine for children and adults, measles, covid-19 for those over 60 and immunosuppressed. We expect to vaccinate at least 400 people a day, but the capacity is much greater.”)— Daniel Soranz, Secretário de Saúde, Prefeitura do Rio de Janeiro
Implicações para a saúde pública
O novo centro de vacinação não só visa aumentar a cobertura vacinal na cidade, mas também representa um esforço estratégico para alcançar populações que tradicionalmente apresentam dificuldades de acesso aos serviços de saúde. Com a inclusão de vacinas especiais para pacientes com doenças crônicas no futuro, o centro se alinha com as melhores práticas de saúde pública. O secretário de Saúde reforçou a importância de estar sempre próximo de locais de grande circulação: “A cidade do Rio tem uma das melhores coberturas vacinais e queremos estar sempre próximos dos locais de grande circulação de pessoas.”
Paralelamente, a unidade planeja a realização de campanhas educativas para sensibilizar a população sobre a importância da imunização ativa. Essas iniciativas são cruciais frente ao desafio contínuo que representam os surtos de doenças imunopreveníveis.
O Super Centro Carioca de Vacinação representa não apenas um avanço logístico na oferta de vacinas, mas também um compromisso renovado com a promoção da saúde pública. O engajamento da população será fundamental para o sucesso desta proposta.
Fonte: (Agência Brasil – Saúde)