Gamescom traz chamada política: democracia em risco no mundo dos jogos

São Paulo — InkDesign News — O jogo The Darkest Files propõe uma investigação sobre nazistas muito tempo após o fim da Segunda Guerra Mundial, destacando a importância de abordar questões de justiça e direitos humanos na cultura geek e nos games.
Lançamento e features
O título foi lançado recentemente na plataforma Steam, onde recebeu críticas positivas. O diretor Jörg Friedrich afirmou: “Os games são mais do que entretenimento; como qualquer grande forma de arte, eles refletem nossas preocupações” (“Games are more than entertainment; like any great form of art they reflect our concerns”).
Com sua abordagem única, The Darkest Files faz parte da iniciativa Gamescom Cares, que visa dar visibilidade a “projetos com responsabilidade”. Outros jogos destacados incluem Glasshouse, um CRPG ambientado em um cenário de guerra, e Compensation Not Guaranteed, um simulador de ponto e clique que aborda a revisão de documentos de terras em um contexto pós-colonial.
Recepção e audiência
O evento Gamescom 2025 marcou um momento importante para a indústria, sendo um dos mais politizados apresentados por Geoff Keighley. “O mundo está se tornando cada vez mais interconectado. Os games são um meio poderoso para abordar essas questões” (“The world is becoming increasingly interconnected. So games are a powerful medium for addressing these issues”), reforçou Friedrich durante sua apresentação.
Embora ainda sejam sequências de lançamentos, a expectativa em torno desses títulos é alta, refletindo um crescente interesse por narrativas que abordam temas sociais relevantes entre os jogadores.
Tendências e mercado
O recente destaque da Gamescom levanta questões sobre a direção que a indústria pode tomar, especialmente considerando as mudanças políticas globais, como a invasão da Ucrânia pela Rússia e as crises humanitárias em várias partes do mundo. Não é à toa que Friedrich comentou sobre ataques à democracia, assegurando que muitos jogos estão cada vez mais engajados em discutir essas realidades.
O potencial para inspirar mudanças por meio de games é vasto, e a resposta do público pode refletir uma mudança nas preferências dos consumidores, buscando experiências mais significativas. Isso representa uma evolução importante nas narrativas dos games e seu papel na cultura geek.
Com a atenção crescente para essas questões, poderemos esperar mais inovações e discussões sobre temas sociais em futuros lançamentos, impactando a indústria de maneira profunda.
Fonte: (Kotaku – Cultura Tech & Geek)