
Rio de Janeiro — InkDesign News — Um estudo recente revela que a violência nas favelas e comunidades do Rio de Janeiro causa danos severos ao aprendizado de estudantes, afetando drasticamente os currículos de língua portuguesa e matemática nas escolas da região.
Contexto educacional
O impacto da violência no aprendizado infantil no Rio de Janeiro é alarmante. Alunos de escolas localizadas em áreas onde ocorrem seis ou mais episódios de violência no ano apresentam desempenho inferior ao esperado. O estudo “O Impacto da Guerra às Drogas na Educação das Crianças das Periferias do Rio de Janeiro” expõe que, quando chegavam ao 5º ano, esses estudantes aprendiam 65% menos em língua portuguesa e sofriam uma perda equivalente a um ano inteiro em matemática. Tal contexto é sustentado por indicadores que revelam o estado crítico da educação em locais afetados por conflitos.
Políticas e iniciativas
A pesquisa, publicada na revista Dados da UERJ, utilizou dados do aplicativo da Secretaria Municipal de Educação que permitiu aos diretores registrar episódios de violência. O professor Tiago Bartholo, um dos autores do estudo, comentou sobre a importância dessas informações:
“A direção, o diretor, a diretora-adjunta, eventualmente um coordenador pedagógico, pode dar informações bastante ricas para as redes de ensino sobre o que efetivamente está acontecendo na escola, em especial em relação a esses episódios de violência.”
(“The principal, the deputy principal, possibly a pedagogical coordinator, can provide very rich information for the education networks about what is actually happening at school, especially concerning these episodes of violence.”)— Tiago Bartholo, Professor, UFRJ
Além disso, a pesquisa considera o ano de 2019 para evitar os efeitos da pandemia no aprendizado, mostrando que a crise da educação era uma questão preexistente.
Desafios e perspectivas
Os desafios enfrentados pelas escolas são profundos, incluindo a infraestrutura precária e as desigualdades sociais que afetam o acesso à educação. Bartholo destacou como a violência influencia a presença dos alunos e docentes:
“As escolas ficam fechadas um maior número de dias. Elas não podem abrir em função desses episódios de violência.”
(“Schools remain closed for a greater number of days. They cannot open due to these episodes of violence.”)— Tiago Bartholo, Professor, UFRJ
O cenário atual, com escolas em regiões dominadas por milícias e tráfico, exige políticas públicas robustas para restaurar a normalidade e garantir um ambiente propício ao aprendizado.
A pesquisa indica que a perda de aprendizado não é uma questão isolada, mas uma tragédia que se estende ao longo da vida escolar dos alunos. A compreensão do impacto da violência é essencial para que o poder público desenvolva estratégias eficazes que busquem garantir o direito à educação em um ambiente seguro.
Fonte: (Agência Brasil – Educação)