Canada inicia construção de espaçoporto para lançamentos de foguetes

Newfoundland — InkDesign News — A empresa canadense privada NordSpace iniciou a construção do Atlantic Spaceport Complex (ASX) em Newfoundland e Labrador, um passo significativo rumo ao primeiro centro de lançamento comercial operacional do Canadá.
Detalhes da missão
O ASX, anteriormente conhecido como Spaceport Canada, foi projetado como um componente essencial da capacidade de missões espaciais abrangentes da NordSpace. A fase inicial de desenvolvimento, orçada em 10 milhões de dólares, inclui duas instalações principais: o Space Launch Complex-01 (SLC-01), que terá dois pads para foguetes orbitais, e o SLC-02, voltado para voos suborbitais e infraestrutura de rastreamento. O lançamento inaugural da NordSpace está programado para o dia 25 de agosto, com a missão “Getting Screeched In”, que envolve o foguete suborbital Taiga, visando uma demonstração de baixa altitude.
Tecnologia e objetivos
A NordSpace utiliza motores de foguete impressos em 3D, como o Hadfield Mk III, na sua missão taiga. O design da ASX, localizado a 46 graus de latitude, permite uma amplitude diversificada de inclinações lançadoras, abarcando missões orbitais que vão de 46 a 100 graus. Isso confere à instalação uma vantagem sobre outros centros de lançamento da América do Norte, evitando restrições decorrentes de regulamentos de segurança sobre áreas populosas. Rahul Goel, CEO da NordSpace, declarou que a construção do ASX representa “um momento histórico para o Canadá e um passo em direção ao acesso soberano ao espaço”.
Próximos passos
Após o lançamento do Taiga, a NordSpace dará atenção ao desenvolvimento de seu veículo de lançamento orbital, o Tundra, que deve ser lançado no início de 2027. O Tundra é comparável em capacidade ao foguete Electron da Rocket Lab e procura colocar cargas úteis de até 500 kg em órbita baixa da Terra. Além disso, o ASX apoiará a iniciativa SHARP (Supersonic and Hypersonic Applications Research Platform), com três veículos de pesquisa hipersônica voltados para aplicações de defesa nacional. As autoridades canadenses apoiam firmemente os esforços da NordSpace, que estima que a capacidade de lançamento doméstico deverá gerar cerca de 650 empregos e contribuir com 2,5 bilhões de dólares em atividade econômica até 2035.
Apoiamos a visão da NordSpace de diminuir a dependência de foguetes estrangeiros para lançar hardware espacial canadense.
(“We support NordSpace’s vision of reducing reliance on foreign rockets to launch Canadian-built space hardware.”)— Autoridade do governo canadense
A construção do ASX destaca um avanço significativo na exploração espacial canadense e possui o potencial de impulsionar o conhecimento humano sobre tecnologias espaciais e acesso à órbita.
Fonte: (Space.com – Space & Exploração)