- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Space & Exploração

Astrônomos descobrem buracos negros intermediários a 1.000 km

- Publicidade -
- Publicidade -

São Paulo — InkDesign News — Cientistas estão investigando um tipo raro de buraco negro conhecido como buracos negros intermediários, cujo entendimento pode revelar segredos sobre a formação e evolução do universo. Em um novo estudo, astrônomos utilizam dados capturados pelo LIGO para identificar fusões entre buracos negros.

Detalhes da missão

A pesquisa apresenta análise de 11 candidatos a fusões de buracos negros, coletados durante a terceira rodada de observação do LIGO. Os dados sugerem que cinco destes buracos negros resultantes encontravam-se na faixa dos buracos negros intermediários (IMBHs, em inglês). Dois outros mostraram ter pais com massas acima da faixa de massa gap, o que indica que há outras formas de formação.

Tecnologia e objetivos

O LIGO utiliza um avançado sistema de lasers e ótica para detectar ondas gravitacionais, que são as “vibrações” no espaço-tempo causadas pelas fusões de buracos negros. “Usando dados do LIGO, cientistas conseguem identificar onde e quão longe ocorreram as fusões, assim como a direção no céu e a massa dos buracos negros envolvidos”, enfatiza um dos pesquisadores.

“A análise pontua que esses buracos negros intermediários fornecem insights valiosos sobre a evolução das galáxias e as dinâmicas do universo.”
(“The analysis points out that these intermediate black holes provide valuable insights into galaxy evolution and universe dynamics.”)

— Krystal, Astrônoma, LIGO

Próximos passos

O LIGO está atualmente em sua quarta rodada de observação, e os astrônomos esperam que os novos dados ajudem a detectar mais buracos negros intermediários. Esta investigação é crucial para entender a formação destes objetos misteriosos. “Estamos empolgados para aplicar nossa análise nos dados mais recentes e esperamos encontrar mais IMBHs”, comenta outro membro da equipe.

“Esperamos que este trabalho não apenas fortaleça a evidência de IMBHs, mas também ajude a esclarecer como eles se formam.”
(“We hope this work not only strengthens the case for IMBHs but also sheds more light on how they form.”)

— Karan, Astrônomo, LIGO

Este estudo não apenas contribui para a compreensão dos buracos negros, mas também avança no conhecimento da mecânica cósmica e da evolução do universo em larga escala.

Fonte: (Space.com – Space & Exploração)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!