- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Space & Exploração

SpaceX envia 28 satélites Starlink para órbita terrestre

- Publicidade -
- Publicidade -

Cabo Canaveral — InkDesign News — Em uma operação bem-sucedida realizada na manhã de 14 de agosto de 2025, a SpaceX lançou 28 satélites Starlink ao espaço a partir de Cabo Canaveral, completando a missão em pouco mais de uma hora após o lançamento.

Detalhes da missão

O foguete Falcon 9 decolou às 8h29 EDT (12h29 GMT) da Base de Lançamento da Força Espacial, especificamente do Complexo de Lançamento 40. Um total de 28 satélites, parte do Grupo 10-20, foram implantados em órbita baixa da Terra uma hora e quatro minutos após a decolagem. A SpaceX confirmou: “Deployment of 28 Starlink satellites confirmed”
(“Implantação de 28 satélites Starlink confirmada”).

Tecnologia e objetivos

O Falcon 9 utilizou seu primeiro estágio, o Booster 1085, em sua décima missão. Este foguete conta com nove motores Merlin, que executam o lançamento e o pouso. Após o lançamento, o primeiro estágio retornou com sucesso, pousando em uma plataforma flutuante chamada “Just Read the Instructions”, posicionada no Oceano Atlântico.

“A missão foi realizada com precisão, consolidando nossa capacidade de relançar tecnologia e expandir a conectividade global”
(“The mission was executed with precision, solidifying our ability to relaunch technology and expand global connectivity”).

— Porta-voz da SpaceX

Próximos passos

Este lançamento representa a segunda missão Starlink em 12 horas, após a implantação de 24 satélites a partir da estação de Vandenberg, na Califórnia. Com mais de 8.100 satélites Starlink ativos em seu megaconstelação, a SpaceX continua a expandir sua rede global de internet via satélite. A missão de Cabo Canaveral foi a 99ª do Falcon 9 em 2025 e sua 517ª desde 2010, representando um marco significativo na reutilização de tecnologia espacial.

“Estamos comprometidos em avançar a exploração e expandir o acesso à informação em áreas remotas”
(“We are committed to advancing exploration and expanding access to information in remote areas”).

— Engenheiro da SpaceX

A continuidade dessas operações destaca a importância da tecnologia espacial na formação de uma infraestrutura de internet que busca conectar regiões ainda não atendidas, promovendo o avanço da exploração espacial e do conhecimento humano.

Fonte: (Space.com – Space & Exploração)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!