
Brasília — InkDesign News — O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou na quarta-feira (13) que estão sendo feitos esforços para incluir um dia dedicado à educação ambiental na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30), que será realizada em Belém, Pará, entre os dias 10 e 21 de novembro.
Contexto educacional
A educação ambiental no Brasil tem sido uma prioridade crescente, com diferentes índices apontando para a necessidade urgente de integrar o tema ao currículo escolar desde as fases iniciais. Em uma consulta realizada em 2023, 85% dos alunos manifestaram interesse por cursos técnicos profissionalizantes, refletindo um longo caminho que ainda precisa ser percorrido para alinhar o sistema educacional brasileiro aos parâmetros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), onde até 50% dos alunos do ensino médio estão envolvidos em cursos técnicos. O Censo Escolar 2024 indicou um aumento na matrícula de alunos em programas de educação profissional e tecnológica, de 15% para 17,2%.
Políticas e iniciativas
O MEC também se prepara para regulamentar a Política Nacional de Educação Profissional e Tecnológica, uma ação que busca ampliar a oferta de educação técnica no país. Esta política está interligada ao Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag), que permite que estados com dívidas possam investir até 60% dos valores de juros devidos na educação técnico-profissionalizante. Segundo o ministro, “Vão ser bilhões de Reais que os estados deixarão de pagar à União. Em contrapartida, terão que ampliar o ensino técnico nos seus estados. Essa é uma grande estratégia que vai ter um impacto importante, tanto do ponto de vista social como econômico.”
“A educação ambiental de orientação nas escolas é uma grande ação de prevenção.”
(“A educação ambiental de orientação nas escolas é uma grande ação de prevenção.”)— Camilo Santana, Ministro da Educação
Desafios e perspectivas
Apesar das iniciativas, os desafios persistem. A infraestrutura das escolas e a desigualdade entre as regiões ainda são barreiras significativas. A integração de questões ambientais no currículo requer mais do que apenas políticas; exige um comprometimento duradouro com a formação contínua de educadores e a disponibilidade de recursos adequados. O governo federal tem o objetivo de dobrar o número de alunos do ensino técnico nos próximos cinco anos, uma meta ambiciosa diante dos atuais desafios.
“Um país só é soberano, e só seremos um país justo e de oportunidades, se todos tiverem acesso à educação de qualidade.”
(“Um país só é soberano, e só seremos um país justo e de oportunidades, se todos tiverem acesso à educação de qualidade.”)— Camilo Santana, Ministro da Educação
Com a inclusão de um dia dedicado à educação ambiental na COP30, espera-se que o Brasil mostre suas experiências e também fortaleça a conscientização acerca da importância da educação na construção de um futuro ambientalmente sustentável.
Fonte: (Agência Brasil – Educação)