
São Paulo — InkDesign News — Em um momento crítico para o mercado americano de veículos elétricos (EV), a Ford anuncia um ousado investimento de $2 bilhões em uma nova estratégia, emprestando conceitos do cenário automobilístico chinês.
Contexto e lançamento
Enquanto a demanda por EVs nos EUA está em queda e os créditos fiscais federais se aproximam do fim, a Ford apresentou um novo modelo de picape elétrica de médio porte com um preço-base previsto de apenas $30.000. O CEO Jim Farley fez o anúncio em Louisville, Kentucky, onde o veículo será montado, com lançamento programado para 2027. Este movimento representa uma ruptura significativa com a abordagem tradicional da Ford, que até agora se concentrou em caminhonetes e SUVs grandes e caros.
Design e especificações
O projeto da nova picape é baseado em uma plataforma universal. Segundo Farley, “Este novo caminhão, baseado nesta plataforma universal, será mais espaçoso por dentro do que o RAV4, o carro mais vendido nos Estados Unidos” (“This new truck, based on this universal platform, is going to be more spacious inside than the RAV4, the best-selling car in the United States”). O veículo contará com um “frunk”, como é conhecido o compartimento frontal, e uma caçamba própria de caminhonete, oferecendo maior flexibilidade ao consumidor. Além disso, a Ford está inovando em sua metodologia de produção, utilizando uma nova “Ford Universal EV Platform”, que incorpora 20% menos peças e 25% menos fixadores. As baterias, produzidas em Michigan, são do tipo LFP prismático, isentas de cobalto e, segundo a montadora, representam uma redução significativa de custo.
Repercussão e aplicações
Essa estratégia de preço acessível e inovação no design é claramente inspirada na abordagem da BYD, fabricante chinesa que tem conquistado uma fatia de mercado significativa ao focar em veículos elétricos acessíveis. Farley reconheceu que muitos EVs disponíveis atualmente não atendem às expectativas e necessidades dos consumidores. “Um computador pode ter custos muito mais baixos—por isso reformulamos esta plataforma… para reduzir os custos” (“A computer can have much lower costs—that’s why we redid this platform… to bring the costs down”). O impacto deste novo modelo poderá influenciar não apenas o mercado americano, mas também o panorama global dos veículos elétricos, colocando a Ford em uma posição competitiva em relação a rivais como a Tesla.
Com uma abordagem radical e uma promessa de tornar os EVs mais acessíveis e lucrativos, a Ford posiciona-se como um ator relevante no futuro da mobilidade elétrica. Enquanto as expectativas aumentam, fica a pergunta: a Ford conseguirá transformar essa visão em realidade antes que o mercado de EVs passe por uma transformação definitiva?
Fonte: (Gizmodo – Cultura Tech & Geek)