- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Space & Exploração

NASA descobre galáxia ‘Cosmic Grapes’ no início do universo

- Publicidade -
- Publicidade -

São Paulo — InkDesign News — Astrônomos revelaram a descoberta de uma galáxia distante, apelidada de “Cosmic Grapes”, que possui mais de uma dúzia de aglomerados estelares compactos, formados apenas 930 milhões de anos após o Big Bang, desafiando as expectativas anteriores sobre a formação de galáxias no início do universo.

Detalhes da missão

Usando as capacidades do Telescópio Espacial James Webb (JWST) e da Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA), os pesquisadores realizaram mais de 100 horas de observações do objeto. Inicialmente, imagens do Telescópio Hubble mostraram um disco rotativo liso, mas a resolução poderosa do JWST e ALMA revelaram uma estrutura interna complexa, composta por 15 clumps massivos e brilhantes que se assemelham a um cacho de uvas.

Tecnologia e objetivos

A equipe utilizou a técnica de lente gravitacional, que permite observar objetos distantes com maior detalhamento através da ampliação de galáxias em primeiro plano. Segundo Seiji Fujimoto, autor principal do estudo, “esta estrutura é uma das galáxias distantes mais fortemente amplificadas gravitacionalmente já descobertas”
(“This object is known as one of the most strongly gravitationally lensed distant galaxies ever discovered.”)— Seiji Fujimoto, Autor Principal, Universidade do Texas em Austin.

Os resultados indicam que estendemos nossa compreensão sobre a formação de galáxias, mostrando que, em vez de uma distribuição suave de estrelas, “a luz estelar jovem pode ser dominada por vários aglomerados compactos e densos”
(“Our observations reveal that some early galaxies’ young starlight is dominated by several massive, dense, compact clumps rather than one smooth distribution of stars.”)— Mike Boylan-Kolchin, Professor de Astronomia, Universidade do Texas em Austin.

Próximos passos

A pesquisa publicada em 7 de agosto na revista Nature Astronomy abre novas vias para o estudo das estruturas internas das galáxias e seus papéis na evolução galáctica. Os cientistas pretendem aprofundar suas investigações para entender melhor a conexão entre a estrutura interna das galáxias e sua rotação, potencialmente revelando que muitas galáxias, antes consideradas lisas, podem conter aglomerados semelhantes.

Esses achados são um passo significante para a ciência astronômica, oferecendo informações valiosas sobre a formação e evolução do universo em seus estágios iniciais, contribuindo para o nosso entendimento sobre a dinâmica galáctica e a própria natureza das galáxias primordiais.

Fonte: (Space.com – Space & Exploração)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!