- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Space & Exploração

Astronauta da ISS captura trilhas de estrelas em foto espetacular

- Publicidade -
- Publicidade -

São Paulo — InkDesign News — Em uma notável demonstração de habilidades fotográficas, o astronauta da NASA Don Petit capturou uma imagem impressionante da Terra em órbita a partir da Estação Espacial Internacional (ISS), revelando a dança de estrelas e luzes urbanas em um único frame.

Detalhes da missão

Durante sua estadia na ISS, a aproximadamente 400 quilômetros acima da superfície terrestre, Petit utilizou uma técnica de exposição longa, permitindo que ele registrasse o movimento tanto da Terra quanto do espaço ao redor. À medida que a estação orbita a Terra a cerca de 28.000 km/h, ele foi capaz de capturar os brilhantes rastros de estrelas e as luzes das áreas urbanas, como uma parte vital de sua documentação científica e artística.

Tecnologia e objetivos

A tecnologia utilizada por Petit incluiu câmeras de alta precisão e técnicas de fotografia avançadas. Isso não apenas retratou paisagens terrestres, mas também proporcionou uma visão da crescente constelação de satélites Starlink. Ele comentou sobre sua imagem em redes sociais, dizendo que “as linhas douradas curvadas abaixo mostram as luzes de áreas urbanas enquanto as linhas brancas representam as trajetórias das estrelas devido ao movimento orbital da ISS.”
(“the golden, curved lines below show the lights of urban areas and cities on Earth’s surface, while the whiter lines in the middle of the image are the many trajectories that stars in the background make due to the orbital motion of the ISS.”)

Próximos passos

Com o aumento da quantidade de satélites em órbita, como os Starlink, projetados para fornecer internet globalmente, surgem questões sobre os impactos na observação astronômica. Enquanto a ISS continua a realizar suas missões, os cientistas e astrônomos estão preparados para investigar como esses novos elementos no céu podem afetar suas pesquisas em andamento. A missão de Petit reflete a interseção entre ciência, tecnologia e arte em um contexto cada vez mais complexo de exploração espacial.

“Além de capturar a agitação da Terra e do espaço, Petit capturou um par de satélites Starlink em sua fotografia.”
(“Not only did Petit capture the bustle of both Earth and space, but he also caught a couple of SpaceX’s Starlink satellites in his photograph.”)

— Space.com, Jornalismo Espacial

A captura de Petit não apenas documenta uma visão única da Terra, mas também representa um passo significativo para a compreensão dos impactos humanos sobre o espaço. Este trabalho ressalta a importância da observação contínua e das inovações tecnológicas em tempo real para a exploração espacial e para o avanço do conhecimento humano.

Fonte: (Space.com – Space & Exploração)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!