
São Paulo — InkDesign News — Um novo relatório alerta que a indústria de publicações científicas fraudulentas pode expandir-se para as ciências espaciais, à medida que a pesquisa nesta área se torna uma prioridade econômica para muitos países.
Detalhes da missão
O relatório, elaborado por pesquisadores da Universidade Northwestern, adverte que se não forem tomadas medidas, as publicações fraudulentas podem se tornar predominantes, comprometendo uma vasta gama de literatura científica e possibilitando que a inteligência artificial seja alimentada por dados falsos. “Worryingly, the report concludes that fraudulent science publishing is starting to outpace legitimate journals,” disse Reese Richardson, um dos autores do estudo.
Tecnologia e objetivos
O estudo aponta que organizações criminosas, centradas na fraude científica, fazem milhões ao explorar o sistema de publicação acadêmica. Entre os métodos utilizados, destacam-se as chamadas “paper mills”, que produzem artigos de pesquisa enganosos, frequentemente plagiados ou compostos de ciência de baixa qualidade. Richardson mencionou:
“Paper mills tend to prefer topics that are more easily exploitable.”
(“As fábricas de artigos tendem a preferir tópicos que sejam mais facilmente exploráveis.”)— Reese Richardson, Pesquisador, Universidade Northwestern
Próximos passos
Os autores do relatório enfatizam a necessidade de uma maior fiscalização dos processos editoriais dos periódicos e a implementação de métodos mais eficazes para a identificação de publicações fraudulentas. A introdução de modelos de avaliação dos cientistas que desencorajem tais práticas é crucial. Luís Amaral, co-autor do estudo, advertiu:
“At some point it will be too late and scientific literature will become completely poisoned.”
(“Em algum momento, será tarde demais e a literatura científica ficará completamente envenenada.”)— Luís Amaral, Co-autor, Universidade Northwestern
O impacto da fraude científica no avanço da exploração espacial e no conhecimento humano é significativo, pois pode comprometer tanto a pesquisa legítima quanto a confiança pública na ciência. Medidas urgentes são necessárias para garantir a integridade da ciência nas áreas emergentes de pesquisa espacial e astronômica.
Fonte: (Space.com – Space & Exploração)